Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorMachado, Michele Romero
dc.date.accessioned2022-05-30T12:05:27Z
dc.date.available2022-05-30T12:05:27Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24564
dc.description.abstractThe present theme has aroused from the wish of narrating the own life story so that other listener mothers as well as other professionals from the field of health and education can understand the deaf alterity. It has as the main purpose to describe the trajectory and the lived experiences in the condition of being a listener mother of a deaf child. In relation to the research problem it wants to know: what are the lived experiences and the trajectory of being a listener mother of a deaf child since the discovery of deafness. It is a research of qualitative nature that makes use of the biographical approach to report events and the experience on the interactions of one with the other – the dead other. To theoretically reference the study made a revision on: Libras: A Language of the Visual Experience that articulates manual, bodily and facial expression linguistic elements so that it happens in a determined space. In the literature, it was also sought to cover: Deaf alterity: The power of the other, where the deaf has his own way of existing and being in the world of visuality, therefore constituting as subjects in the visual experience. Then it seeks to register the lived experiences of being a listener mother of who daily lives the deaf-listener relation. The reports are in four scenes that contemplate: Scene 1: From the pregnancy to the deafness diagnosis; Scene 2: From orality in search for the deafness cure; Scene 3: From the school to the Brazilian Sign Language; and Scene 4: From the lived experiences. With the lived experiences and the path I took, I hope to share and contribute somehow in the trajectory of listener mothers in the sense of ensuring that their deaf children are widely and permanently exposed to the language and its pairs – the Sign Language.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectMãe ouvintepor
dc.subjectFilho surdopor
dc.titleMeu filho é surdo: experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvintepor
dc.title.alternativeMY CHILD IS DEAF: LIVED EXPERIENCES AND THE TRAJECTORY OF BEING A LISTENER MOTHEReng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura Plena - Educação Especialpor
dc.description.resumoEste tema surgiu a partir do desejo em narrar a própria história de vida, para que outras mães ouvintes e também outros profissionais da área da saúde e da educação possam entender a alteridade surda. Tem como objetivo principal descrever a trajetória e as experiências vividas, na condição de ser mãe ouvinte de uma criança surda. Em relação ao problema de pesquisa quer saber: quais são as experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvinte de uma criança surda desde a descoberta da surdez. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que faz uso da abordagem biográfica e autobiográfica para relatar os acontecimentos e experiência no convívio e relação com o outro - o outro surdo. Para referenciar, teoricamente, o estudo fez-se uma revisão sobre: Libras: Uma Língua da Experiência Visual que articula elementos linguísticos manuais, corporais e da expressão facial para que aconteça num determinado espaço. Buscou-se, também, na literatura, tratar sobre: Alteridade surda: O poder do outro, onde o surdo tem seu próprio jeito de ser e de estar no mundo da visualidade, constituindo-se assim como sujeitos da experiência visual. E, para finalizar, busca-se registrar as vivências e experiências de ser mãe ouvinte de quem vive a relação surdo-ouvinte cotidianamente. Os relatos acontecem em quatro cenas que contemplam: Cena 1: Da gravidez ao diagnóstico da surdez; Cena 2: Da oralidade à busca pela cura da surdez; Cena 3: Da escola à língua brasileira de sinais e, Cena 4: Das Experiências vividas. Com as experiências vividas e o caminho que percorri espero partilhar e contribuir, de algum jeito, na trajetória de outras mães ouvintes, no sentido de garantir que seus filhos surdos sejam expostos abundante e permanentemente à língua de seus pares – a língua de sinais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples