Formação docente: investigando possibilidades e desafios de uma disciplina EaD
Visualizar/ Abrir
Data
2021-01-15Primeiro membro da banca
Souza, Darliana Mello
Segundo membro da banca
Ellensohn, Ricardo Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os avanços tecnológicos vêm promovendo mudanças no contexto educacional e ampliando as possibilidades de acesso à educação. Nesse sentido, a formação de professores por meio de cursos EaD vem sendo ampliada, possibilitando sobrepujar barreiras como a localização geográfica e tempo, que muitas vezes são os fatores impeditivos da formação docente. Por esse angulo, essa dissertação, desenvolvida na linha de pesquisa de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica visa investigar as potencialidades e desafios da oferta de uma disciplina de Fundamentos de Química na modalidade EaD, na formação inicial de professores de Biologia. A pesquisa apoia-se na metodologia da pesquisa-ação participativa, tendo como público alvo, 29 estudantes de um curso de graduação de Ciências Biológicas. A disciplina é ofertada na modalidade EaD, tendo o Moodle como ambiente virtual, sendo as atividades desse ambiente instrumento de coleta de dados, bem como dois questionários do tipo survey, disponibilizados no início e ao final da disciplina. Os resultados obtidos possibilitam inferir que à oferta de formação à distância é ainda um desafio, tanto para os docentes como para os discentes, requerendo novas posturas e uma concepção didática diferenciada.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: