dc.creator | Zanon, Lucas Schimith | |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T14:59:30Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T14:59:30Z | |
dc.date.issued | 2022-01-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24582 | |
dc.description.abstract | In 2018, the National Curricular Common Base (NCCB) was released, which aims to determine
the skills (general and specific), habilities and essential learning that must be developed during
each stage of basic education. In this document, among the changes that occurred, a skill
regarding understanding Cartographic Projections in the Mathematics subject to be studied in
High School was added. Thinking about how the NCCB skills can be worked in the classroom,
a group of teachers, including the author of this dissertation, has been writing a didactic
material, called Livro Aberto de Matemática (LAM), in which the topic Cartographic
Projections is approached, as recommended by the NCCB. Thus, this dissertation aims to
investigate the knowledge of mathematics teachers (and undergraduates) about Cartographic
Projections. To achieve this goal, we designed and implemented a workshop held remotely,
which had synchronous and asynchronous activities. During the workshop, we presented the
chapter created on Cartographic Projections, discussed some activities with the participants and
used four questionnaires and the recordings of the synchronous meetings as an instrument for
data collection. Through a qualitative analysis of the answers given in the first questionnaire
available, most participants reported not feeling confident to teach Cartographic Projections. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Projeções cartográficas | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | BNCC (Base Nacional Comum Curricular) | por |
dc.subject | Relato de experiência | por |
dc.subject | Cartographic projections | eng |
dc.subject | Didactic material | eng |
dc.subject | Experience report | eng |
dc.title | Projeções cartográficas: uma experiência no livro aberto de matemática e na formação continuada de professores | por |
dc.title.alternative | Cartographic projections: an experience in the open book of mathematics and in continuing education of teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Em 2018 foi divulgada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visa determinar as
competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que devem ser
desenvolvidas durante cada etapa da educação básica. A BNCC trouxe uma habilidade voltada
à compreensão das Projeções Cartográficas na disciplina de Matemática a ser cursada no Ensino
Médio. Pensando em como as habilidades da BNCC podem ser trabalhadas em sala de aula, um
grupo de professores, incluindo o autor dessa dissertação, vem redigindo um material didático,
denominado Livro Aberto de Matemática (LAM), em que o tópico Projeções Cartográficas é
abordado conforme preconiza a BNCC. Durante a redação do material, em vários momentos
surgiram dúvidas de quanto o professor de matemática está preparado para lecionar esse tópico.
Assim, a presente dissertação, tem por objetivo investigar os saberes dos professores de
Matemática (e graduandos) sobre Projeções Cartográficas. Para cumprir tal objetivo,
elaboramos e aplicamos uma Oficina realizada de forma remota, que possuiu atividades
síncronas e assíncronas. Durante a Oficina, apresentamos o capítulo criado sobre Projeções
Cartográficas, discutimos algumas atividades junto aos participantes e utilizamos como
instrumento para coleta de dados questionários e gravações dos encontros síncronos. Por meio
de uma análise qualitativa das respostas dos participantes aos questionários disponibilizados e
interações realizadas durante a Oficina, concluímos que a maioria dos participantes não sente
segurança para lecionar Projeções Cartográficas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee1 | Pansonato, Claudia Candida | |
dc.contributor.referee2 | Crissaff, Lhaylla dos Santos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2902315381456999 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |