O Programa Residência Pedagógica e a formação inicial de professores de geografia: as práticas pedagógicas antes e durante a pandemia de Covid-19
Resumo
A formação inicial dos professores está intimamente ligada à capacidade dos futuros profissionais lidarem com os desafios pedagógicos que encontrarão nas escolas. Para Paulo Freire (2002, p.17), “a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer”. O saber pedagógico se faz na reflexão sobre a prática, compreendendo que essa formação é permanente, inacabada. A cada nova turma, novos alunos, novos diálogos, uma
construção constante e mútua de conhecimentos que surge a partir da comunicação entre o/a educador/a e os/as educandos/as. O trabalho traz uma reflexão sobre a contribuição do programa residência pedagógica como uma política de formação inicial, a partir das experiências dos residentes que ocorreram antes e durante a pandemia de Covid-19, visto que a modalidade de ensino modificou conforme a emergência na contenção da propagação do vírus. No âmbito da educação, os paradigmas estão sempre se renovando e os questionamentos são inesgotáveis, a pesquisa tem como objetivo investigar as diferenças entre as experiências no ensino presencial e no ensino remoto e como isso impactou a formação inicial dos professores de Geografia. Dessa forma, a pesquisa contará com um levantamento bibliográfico sobre os trabalhos acadêmicos realizados através e sobre a residência pedagógica, assim como os editais do programa, trazendo um pouco também do histórico da constituição do projeto. Foram realizados três questionários com os/as bolsistas, voluntários/as do programa Residência Pedagógica na subárea da Geografia, a fim de compreender os desafios e as estratégias adotadas no ensino presencial e durante o ensino remoto. Assim, almeja-se que o trabalho contribua para o debate em torno do programa, aprofundando a construção do conhecimento científico em torno das práticas pedagógicas e na formação inicial de professores na área da Geografia.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: