dc.contributor.advisor | Bolfe, Sandra Ana | |
dc.creator | Mathias, Amanda Alves | |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T16:50:16Z | |
dc.date.available | 2022-05-31T16:50:16Z | |
dc.date.issued | 2022-02-11 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24599 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Geografia Licenciatura Plena, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The initial training of teachers is closely linked to the ability of future professionals to deal with the pedagogical challenges that are in schools. For Paulo Freire (2002, p.17), “the critical teaching practice, which implies the right thinking, involves the dynamic, dialectical movement between doing and thinking about doing”. Pedagogical knowledge is made through reflection on practice, understanding that this training is permanent, unfinished. With each new class, new students, new dialogues, a constant and mutual construction of knowledge that arises from the communication between the educator and the students.The work brings a reflection on the contribution of the pedagogical residency program as a policy of initial and continuous training of teachers, based on the experiences of residents that occurred before and during the Covid-19 pandemic, since the teaching modality changed according to the emergency in containing the spread of the virus. In the field of education, paradigms are always being renewed and questions are inexhaustible. In this way , the research will have a bibliographic survey on the academic works carried out through and on the pedagogical residency , also bringing a little of the history of the constitution of the project. Three questionnaires were carried out with the scholarship holders, volunteers from the Pedagogical Residency program in the sub area of geography , in order to understand the challenges and strategies adopted in face-to-face teaching and during remote teaching. Thus, it is hoped that the work contributes to the debate around the program, deepening the construction of scientific knowledge around pedagogical practices and in the initial training of teachers in the area of Geography . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | O Programa Residência Pedagógica e a formação inicial de professores de geografia: as práticas pedagógicas antes e durante a pandemia de Covid-19 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Geografia Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | A formação inicial dos professores está intimamente ligada à capacidade dos futuros profissionais lidarem com os desafios pedagógicos que encontrarão nas escolas. Para Paulo Freire (2002, p.17), “a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer”. O saber pedagógico se faz na reflexão sobre a prática, compreendendo que essa formação é permanente, inacabada. A cada nova turma, novos alunos, novos diálogos, uma
construção constante e mútua de conhecimentos que surge a partir da comunicação entre o/a educador/a e os/as educandos/as. O trabalho traz uma reflexão sobre a contribuição do programa residência pedagógica como uma política de formação inicial, a partir das experiências dos residentes que ocorreram antes e durante a pandemia de Covid-19, visto que a modalidade de ensino modificou conforme a emergência na contenção da propagação do vírus. No âmbito da educação, os paradigmas estão sempre se renovando e os questionamentos são inesgotáveis, a pesquisa tem como objetivo investigar as diferenças entre as experiências no ensino presencial e no ensino remoto e como isso impactou a formação inicial dos professores de Geografia. Dessa forma, a pesquisa contará com um levantamento bibliográfico sobre os trabalhos acadêmicos realizados através e sobre a residência pedagógica, assim como os editais do programa, trazendo um pouco também do histórico da constituição do projeto. Foram realizados três questionários com os/as bolsistas, voluntários/as do programa Residência Pedagógica na subárea da Geografia, a fim de compreender os desafios e as estratégias adotadas no ensino presencial e durante o ensino remoto. Assim, almeja-se que o trabalho contribua para o debate em torno do programa, aprofundando a construção do conhecimento científico em torno das práticas pedagógicas e na formação inicial de professores na área da Geografia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |