Aplicação de técnicas procedurais em GPU para renderização de nuvens volumétricas em tempo real
Resumo
Ambientes Virtuais 3D, como jogos e simuladores, buscam cada vez mais exibir aspectos naturais com o maior grau de detalhamento possível, assim sendo fundamental a representação de elementos, como nuvens, água, névoa, entre outros. Nuvens em especial destacam-se pela sua complexidade de representação geométrica, além das várias formações geradas em diferentes altitudes e distribuições espaciais das mesmas. Assim, o presente trabalho visa desenvolver uma solução voltada para geração de nuvens procedurais volumétricas em real time, para o sistema militar virtual tático (SIS-ASTROS). A geração procedural dá-se através de texturas 3D criadas a partir de noises, que servem como base de informação para a etapa de renderização, onde são feitas amostragem sobre as texturas 3D para simular a densidade das nuvens, com auxílio da técnica Ray Marching. Também são explorados conceitos físicos de interação entre feixes de luz com nuvens, compondo o módulo de iluminação das nuvens. O objetivo principal é obter resultados com aspectos visuais realistas, com baixo custo computacional e garantir a geração de diferentes tipos de nuvens.
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