Base Nacional Comum Curricular: impactos na organização curricular de uma unidade federal de educação infantil
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Data
2022-02-18Primeiro membro da banca
Kehler, Gabriel dos Santos
Segundo membro da banca
Mello, Débora Teixeira de
Terceiro membro da banca
Salva, Sueli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita discussões e reflexões sobre as diversas etapas de ensino, tais como a educação infantil. Esta dissertação irá discutir a (re)construção do projeto político-pedagógico (PPP) de uma unidade de educação infantil localizada em uma instituição pública de ensino superior, que, em suas práticas pedagógicas, desenvolve um novo olhar para a educação infantil. Estas práticas possibilitam novas formas de organização de vivências, bem como as transformações que se efetivam dentro das salas de aula e nos planejamentos escolares. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as repercussões das orientações propostas pela BNCC para a educação infantil na organização curricular da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA). O aporte teórico para a realização da pesquisa foram as legislações específicas para a educação infantil e a contribuição dos estudos de Kishimoto (2016), Kramer (2012), Barbosa (2016), Fochi ( 2018), entre outros estudiosos. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo sido realizada em dois momentos: uma análise do PPP e, posteriormente, a coleta dos dados por meio de entrevistas semiestruturadas ou questionário on-line , devido à pandemia de covid-19. Por fim, foi possível compreender o movimento que a UEIIA realizou para a (re)construção do PPP, que observou de que modo as limitações e potencialidades da BNCC foram adequadas a uma proposta que valoriza o protagonismo infantil a partir de uma interpretação da BNCC que abrisse possibilidades de atuação sem que fosse evidenciado formas de implementações que restrinjam os princípios e as especificidades da educação infantil.
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