A gestão escolar e a questão do prazer: um estudo de caso no cotidiano escolar
Resumo
O presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada na escola
Estadual de Ensino Fundamental Edson Figueiredo, referente à nova gestão escolar
e à questão do prazer. A problemática da pesquisa consistiu em saber se,
atualmente, a Escola citada está buscando construir um ambiente prazeroso para
seus professores. Para a realização desse estudo, que se caracteriza por ser uma
pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, tracei alguns objetivos:-
Identificar os conceitos dos professores sobre a questão do prazer em nível de
emoção; - Descobrir qual a importância dessa emoção na sua prática educativa; -
Observar se a escola oferece um ambiente prazeroso para seus professores e o que
a equipe de gestão da escola está fazendo em relação a essa questão, - Identificar
se os professores encontram prazer em estar na escola, bem como em todas as
suas práticas educativas. Neste trabalho, procurei abordar o prazer como um
aspecto de extrema importância para a educação, valorizando, assim, as
características especificamente humanas, ultrapassando a rude concepção do
homem como um ser concreto e vazio. Participaram da pesquisa algumas
professoras da equipe de gestão da escola, e mais quatro professores dos quatro
“ciclos” do Ensino Fundamental (educação infantil, séries iniciais, séries finais, e
classe especial) Estes foram denominados com letras de A a G, conforme detalhado
no capítulo 3. Os resultados apontados por este estudo demonstram que a Escola
Edson Figueiredo encontra-se em processo de construção da gestão democrática,
sendo que estes estão atentos a questões referentes à formação dos professores,
bem como o ambiente escolar, dentro de uma perspectiva que valorize as emoções,
bem como a alegria e o bem estar do professor.
Coleções
- Gestão Educacional [292]