Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.creatorLeiria, Melissa de Paula
dc.date.accessioned2017-01-03T12:48:43Z
dc.date.available2017-01-03T12:48:43Z
dc.date.issued2004-11-22
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2468
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe present work search to present the research accomplished at the State school of Fundamental Teaching Edson Figueiredo, regarding the new school administration and the pleasure subject. The problem of the research consisted of knowing, nowadays, if the mentioned School is looking for to build a pleased atmosphere for her teachers. For the accomplishment of that study, that it is characterized by being a research of qualitative stamp of the type case study, I traced some objectives: - To Identify the teachers' concepts on the subject of the pleasure in emotion level; - To discover which is the importance of that emotion in their educational practice; - To observe if the school offers a pleased atmosphere for her teachers and what the team of administration of the school is doing in relation to that subject, - To Identify if the teachers finds pleasure in being at the school, as well as in all their educational practices. In this work, I tried to approach the pleasure as an aspect of extreme importance for the education, valuing, like this, the characteristics specifically human, surpassing the man's rude conception as being concrete and empty. Some teachers of the team of administration of the school, and more four teachers of the four “cycles” of the Fundamental Teaching (infantile education, initial series, final series, and special class) participated of the research. These were denominated with letters of A G, as detailed in the chapter 3. The pointed results for this study demonstrate that the Edson Figueiredo School is in process of construction of a democratic administration, and these are attentive to referring subjects to the teachers' formation, as well as the school atmosphere, inside of a perspective that values the emotions, as well as the happiness and the wellbeing of the teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPrazerpor
dc.titleA gestão escolar e a questão do prazer: um estudo de caso no cotidiano escolarpor
dc.title.alternativeSchool administration and the pleasure subject: a case study in the daily schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental Edson Figueiredo, referente à nova gestão escolar e à questão do prazer. A problemática da pesquisa consistiu em saber se, atualmente, a Escola citada está buscando construir um ambiente prazeroso para seus professores. Para a realização desse estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, tracei alguns objetivos:- Identificar os conceitos dos professores sobre a questão do prazer em nível de emoção; - Descobrir qual a importância dessa emoção na sua prática educativa; - Observar se a escola oferece um ambiente prazeroso para seus professores e o que a equipe de gestão da escola está fazendo em relação a essa questão, - Identificar se os professores encontram prazer em estar na escola, bem como em todas as suas práticas educativas. Neste trabalho, procurei abordar o prazer como um aspecto de extrema importância para a educação, valorizando, assim, as características especificamente humanas, ultrapassando a rude concepção do homem como um ser concreto e vazio. Participaram da pesquisa algumas professoras da equipe de gestão da escola, e mais quatro professores dos quatro “ciclos” do Ensino Fundamental (educação infantil, séries iniciais, séries finais, e classe especial) Estes foram denominados com letras de A a G, conforme detalhado no capítulo 3. Os resultados apontados por este estudo demonstram que a Escola Edson Figueiredo encontra-se em processo de construção da gestão democrática, sendo que estes estão atentos a questões referentes à formação dos professores, bem como o ambiente escolar, dentro de uma perspectiva que valorize as emoções, bem como a alegria e o bem estar do professor.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples