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dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorFlores, Letícia de Souza
dc.date.accessioned2022-06-21T11:25:48Z
dc.date.available2022-06-21T11:25:48Z
dc.date.issued2022-02-21
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24913
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe present study is about the implementation process of the first institution of Early Childhood Education to attend the integrality of this stage, in the city of Dilermando de Aguiar, RS. The feasibility came through the federal program PROINFÂNCIA, and from this juncture, we sought to answer the following problem: How the implementation of the first institution created to serve children from zero to five years and eleven months of age contributes to the process of elaborating the curriculum of Early Childhood Education in the city of Dilermando de Aguiar, RS? In order to seek to answer the research problem, the general objective was established: To know the implementation processes of the school, as the first institution to guarantee the integrality of Early Childhood Education, in the municipality of Dilermando de Aguiar, and to relate the design of the Early Childhood Education curriculum proposals in the DCNEI. As a methodological possibility, a qualitative approach was chosen, a case study, in which interviews and document analysis were used as a method of data collection. As a conclusion, the study points out that a program of this magnitude helps small municipalities, as in the case in question, help to expand and improve the structure and proposal of work in Early Childhood Education. In the case of this research, it is understood that the implementation of PROINFÂNCIA enabled the institution to reorganize in terms of supply and quality of some organizational and operational processes. At the same time, it is still necessary to transcend some historical and cultural aspects about the importance of Early Childhood Education in the schooling process of children and in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectProinfânciapor
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectResumeeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.titleA trajetória da primeira instituição a atender a educação infantil no município de Dilermando de Aguiar, RS: implementação de uma unidade do proinfânciapor
dc.title.alternativeThe trajectory of the first institution to serve child education in the municipality of Dilermando de Aguiar, RS: implementation of a proinfance uniteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo trata-se do processo de implementação da primeira instituição de Educação Infantil a atender a integralidade dessa etapa, no município de Dilermando de Aguiar, RS. A viabilidade veio por meio do programa federal PROINFÂNCIA, e a partir dessa conjuntura, buscou-se responder à seguinte problemática: Como a implementação da primeira instituição criada para atender crianças de zero a cinco anos e onze meses de idade contribui no processo de elaboração do currículo da Educação Infantil no Município de Dilermando de Aguiar, RS? Para buscar responder ao problema de pesquisa, estabeleceu-se o objetivo geral: Conhecer os processos de implementação da escola, como primeira instituição a garantir a integralidade da Educação Infantil, no município de Dilermando de Aguiar, e relacionar a concepção de currículo da Educação Infantil propostas nas DCNEI (2009). Como possibilidade metodológica optou-se por uma abordagem qualitativa, de um estudo de caso, no qual utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista e análise documental. Como conclusão, o estudo aponta que um programa dessa envergadura contribui para que municípios pequenos, como no caso em tela, auxiliam a ampliar e melhorar estrutura e proposta de trabalho na Educação Infantil. No caso dessa pesquisa, entende-se que a implementação do PROINFÂNCIA possibilitou à instituição a reorganização em termos de oferta e qualidade de alguns processos de organização e funcionamento. Ao mesmo tempo, necessita-se ainda transcender alguns aspectos históricos e culturais sobre a importância da Educação Infantil no processo de escolarização das crianças e na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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