Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Carolina Iuva de
dc.creatorLopes, Taize de Andrade Machado
dc.date.accessioned2017-01-11T14:35:26Z
dc.date.available2017-01-11T14:35:26Z
dc.date.issued2010-10-04
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2491
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractSeveral learning theories emphasize the importance of social interactions as a way to promote human development. In this way, technological tools, when properly used, have the power to construct science by allowing the reflection and critique on the assumed hypothesis. Thus, the information technologies applied to teaching and learning processes should be used to support the methodology adopted by the teacher once, the real educational function is to create learning conditions and, in this case, using computers as a facilitating tool. This work aimed to verify if students from the Course of Economy have been using Information and Communication Technologies, which are available to them in and outside the university environment, as a tool in the teaching and learning process. To reach these results, we carried out a case study by applying a questionnaire to the students from the course object of the research, considering the specificities of its working area. The results demonstrated that the students from the Course of Economy, from the considered Institution, use most of the ICTs that are available to them, in the university environment and outside it. The researched students considered it important that the teaching and learning process to be complemented by the use of ICTs but however, we observed some inconsistencies, and for example, most of the students consider as a significant factor that teachers have blogs with academic purpose but, some admit that they do not read the material posted by their Masters. We come then to the conclusion that for all students definitely use the available technological tools, it is necessary to “create” the culture, especially by teachers, because the students understand and consider the ICTs importance but not necessarily make use of them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectCurso de economiapor
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.titleTecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduaçãopor
dc.title.alternativeInformation technology in students’ routine: a case study with students from an undergraduate courseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoDiversas teorias de aprendizagem ressaltam a importância da interação social como forma de promover o desenvolvimento humano. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas, quando bem utilizadas, têm o poder de construir ciência, ao permitir a reflexão e a crítica das hipóteses construídas. Assim, as tecnologias da informação aplicadas ao ensino-aprendizagem devem ser utilizadas como suporte à metodologia adotada pelo professor, dado que a verdadeira função educacional é criar condições de aprendizagem, tendo, neste caso, o computador como facilitador. O objetivo deste trabalho é verificar se os alunos do Curso de Economia, da Instituição analisada têm feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação às quais possuem acesso, dentro e fora do ambiente universitário, como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Para alcançar os resultados, este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso, sendo aplicado um questionário aos alunos do Curso analisado, tendo em vista as especificidades de sua área. Os resultados apontaram que os alunos do Curso de Economia, da Instituição estudada, fazem uso da grande maioria das TICs à sua disposição, tanto no ambiente universitário quanto fora dele. Os acadêmicos pesquisados consideram importante que o processo ensinoaprendizagem seja complementado pelas TICs, entretanto, observaram-se algumas incoerências, como, por exemplo, grande parte considera fator significativo que os professores mantenham blogs, com fins acadêmicos, mas alguns admitem que não lêem os materiais postados pelos Mestres. Chega-se à conclusão de que, para que todos os alunos utilizem definitivamente as ferramentas tecnológicas à sua disposição, é necessária a “criação” de cultura, essencialmente por parte dos professores, pois, conforme os resultados obtidos, os alunos entendem e consideram importante as TICs, mas não necessariamente fazem uso das mesmas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples