Refletindo sobre as práticas educativas em educação especial na perspectiva inclusiva
Resumen
Buscando dar conta dos objetivos traçados para implementação da política de
inclusão no Brasil, professores e demais profissionais têm recebido a oferta de
cursos de formação, graduação e pós-graduação que buscam contemplar os
aspectos envolvidos com o processo de inclusão de sujeitos com deficiência. Com o
objetivo de buscar aprofundar conhecimentos em torno da proposta inclusiva, este
estudo intenciona discutir as orientações do MEC/SEESP às escolas para
organização da proposta pedagógica inclusiva, analisando como este órgão oficial
entende a elaboração do projeto pedagógico da escola numa perspectiva inclusiva,
os processos de avaliação e a atuação dos educadores frente à inclusão de alunos
com deficiência nas escolas comuns. Para tanto, foi selecionado como corpus
empírico da pesquisa o material “Atendimento Educacional Especializado –
Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas” elaborado pelo Ministério da
Educação em parceria com a Secretaria de Educação, no ano de 2007, e distribuído
às escolas. A educação inclusiva se trata de um paradigma educacional que busca
garantir a todos os educandos o acesso e permanência na escola comum, sendo
organizadas ações pedagógicas que possibilitem a aprendizagem e participação
tanto dos alunos ditos normais, quanto daqueles que apresentam alguma
deficiência. Para que a inclusão seja vivida na escola, é necessário, antes de mais
nada, que a opção política do projeto político pedagógico, seja a de uma educação
voltada para a participação de todos os integrantes da escola no movimento de
transformação da realidade, no posicionamento crítico frente à ordem social
estabelecida e na participação cidadã dos diversos sujeitos. Além disso, é primordial
a ocorrência de mudanças nas maneiras de avaliar. O professor deve organizar suas
ações considerando a diversidade de características e possibilidades de
aprendizagem dos alunos. Quando o professor participa de forma efetiva dos
processos de aprendizagem de seu alunado, tem condições de entender as
dificuldades individuais, bem como atentar para as pontencialidades dos alunos,
podendo então, promover a construção de conhecimentos.