A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
Resumen
Diante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas
preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de
respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia proposta por esse modelo de
escola, tem-se uma revolução nas formas de pensar e de agir da própria sociedade.
Nesse sentido, tem-se a grande relevância da educação e de seus educadores, já
que são eles que, diante de suas filosofias, irão formar opiniões, sendo então, suas
concepções, determinantes para proposição de ações efetivas. Com base no
exposto tem-se o foco desse trabalho. Alicerçado na realização da pesquisa
bibliográfica e da pesquisa de campo, tem-se o objetivo de investigar as
representações dos educadores sobre deficiência e as pessoas com deficiência bem
com sobre Inclusão, tendo em mente a exposição dos saberes docentes necessários
para que a prática pedagógica inclusiva verdadeiramente aconteça. Dessa maneira,
tem-se a importância do trabalho, já que vem apresentar conquistas em relação às
concepções e práticas dos educadores, diagnosticando possíveis caminhos para
efetivação da Inclusão nas instituições escolares, contribuindo então, para sua
implementação na própria sociedade.