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dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.creatorSangoi, Suzana Amaral
dc.date.accessioned2022-07-18T14:18:46Z
dc.date.available2022-07-18T14:18:46Z
dc.date.issued2008-12-17
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25404
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2008.por
dc.description.abstractComputer graphics is applied in many areas. The Real-Time Computer Graphics is a sub-area used in entertainment applications like computer games and automatic display of narratives called storytelling. The realism in CG is highly explored within these applications, and realistic expression and natural representation of characters increase every day. This monograph describes part of a project that focuses on the three-dimensional graphic visualization of stories, represented by the development of an "intelligent" virtual camera able to perform the role of a director, that like in movies, determines the parameters to emphasize the story being told. In order to enrich the realism of these applications, this study proposes a technique to improve the emotional content of scenes, by creating characters that effectively represent their feelings by facial expressions, closely mirroring the creatures of the real world. This way, this work presents a representation of the character's face and an animation approach to ensure that different emotions may be represented according to the present action of the character or the plot. Thus, an improvement to the realism of the storyline is expected, making it more interesting and convincing to the eyes of the audience.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComputação gráficapor
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectExpressões faciaispor
dc.subjectComputer graphicseng
dc.subjectFacial expressionseng
dc.titleAumento do realismo na dramatização de storytelling com a criação de personagens que demonstrem emoções através de expressões faciaispor
dc.title.alternativeImproving the realism of dramatic storytelling by creating characters that demonstrate changing facial emotions and expressionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA Computação Gráfica é aplicada em diversas áreas. Uma subarea é a Computação Gráfica em Tempo Real, empregada em aplicações de entretenimento, como jogos de computador e a exibição automática de narrativas, denominada Storytelling. Atualmente, o realismo é bastante explorado nessas aplicações, onde faz-se uso de técnicas de representação de personagens que se assemelham cada vez mais a criaturas do mundo real, seja através de sua aparência física ou de seu comportamento. O trabalho descrito aqui faz parte de um projeto que tem como objetivo a visualização gráfica tridimensional de histórias sendo representadas com o desenvolvimento de uma câmera virtual “inteligente” capaz de desempenhar o papel de um diretor que, como em um filme, define diversos parâmetros para ressaltar, da melhor forma possível, os principais fatos que estão acontecendo. Com o intuito de contribuir com o realismo destas aplicações, este presente trabalho propõe uma técnica que enriqueça o conteúdo emotivo das cenas, oferecendo personagens capazes de representar seus sentimentos através de suas expressões faciais, de forma que seu comportamento se assemelhe bastante ao de criaturas do mundo real. Para isso, é descrita uma forma de representação da face do personagem, bem como a abordagem utilizada para animação da mesma, de forma que diferentes emoções possam ser representadas de acordo com a ação que está sendo realizada pelo personagem ou segundo o enredo da história. Assim, esperase aumentar o realismo da história a ser contada, tornando-a mais interessante e convincente aos olhos do espectador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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