dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Sangoi, Suzana Amaral | |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T14:18:46Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T14:18:46Z | |
dc.date.issued | 2008-12-17 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25404 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | Computer graphics is applied in many areas. The Real-Time Computer
Graphics is a sub-area used in entertainment applications like computer games and
automatic display of narratives called storytelling. The realism in CG is highly
explored within these applications, and realistic expression and natural
representation of characters increase every day. This monograph describes part of a
project that focuses on the three-dimensional graphic visualization of stories,
represented by the development of an "intelligent" virtual camera able to perform the
role of a director, that like in movies, determines the parameters to emphasize the
story being told. In order to enrich the realism of these applications, this study
proposes a technique to improve the emotional content of scenes, by creating
characters that effectively represent their feelings by facial expressions, closely
mirroring the creatures of the real world. This way, this work presents a
representation of the character's face and an animation approach to ensure that
different emotions may be represented according to the present action of the
character or the plot. Thus, an improvement to the realism of the storyline is
expected, making it more interesting and convincing to the eyes of the audience. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Computação gráfica | por |
dc.subject | Storytelling | eng |
dc.subject | Expressões faciais | por |
dc.subject | Computer graphics | eng |
dc.subject | Facial expressions | eng |
dc.title | Aumento do realismo na dramatização de storytelling com a criação de personagens que demonstrem emoções através de expressões faciais | por |
dc.title.alternative | Improving the realism of dramatic storytelling by creating characters that demonstrate changing facial emotions and expressions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A Computação Gráfica é aplicada em diversas áreas. Uma subarea é a
Computação Gráfica em Tempo Real, empregada em aplicações de entretenimento,
como jogos de computador e a exibição automática de narrativas, denominada
Storytelling. Atualmente, o realismo é bastante explorado nessas aplicações, onde
faz-se uso de técnicas de representação de personagens que se assemelham cada
vez mais a criaturas do mundo real, seja através de sua aparência física ou de seu
comportamento. O trabalho descrito aqui faz parte de um projeto que tem como
objetivo a visualização gráfica tridimensional de histórias sendo representadas com
o desenvolvimento de uma câmera virtual “inteligente” capaz de desempenhar o
papel de um diretor que, como em um filme, define diversos parâmetros para
ressaltar, da melhor forma possível, os principais fatos que estão acontecendo. Com
o intuito de contribuir com o realismo destas aplicações, este presente trabalho
propõe uma técnica que enriqueça o conteúdo emotivo das cenas, oferecendo
personagens capazes de representar seus sentimentos através de suas expressões
faciais, de forma que seu comportamento se assemelhe bastante ao de criaturas do
mundo real. Para isso, é descrita uma forma de representação da face do
personagem, bem como a abordagem utilizada para animação da mesma, de forma
que diferentes emoções possam ser representadas de acordo com a ação que está
sendo realizada pelo personagem ou segundo o enredo da história. Assim, esperase
aumentar o realismo da história a ser contada, tornando-a mais interessante e
convincente aos olhos do espectador. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |