dc.creator | Codinotti, Fernanda Pizzutti | |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T19:30:56Z | |
dc.date.available | 2022-07-26T19:30:56Z | |
dc.date.issued | 2020-03-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25657 | |
dc.description.abstract | This master's research reflects on the fat body in contemporary society from photographs and videos, artistic-visual material prepared by the author herself. The research theme refers to my experience as a fat woman with a strong corpulence who finds herself confronted by the judgmental gaze of others and who knows that her body is seen out the current norms and standards of beauty and health idealized in contemporary times. Faced with the impossibility of hiding this imposing body, the confrontation led me to look and see it through the extreme visibility of the images. In a first moment of the research, the visibility of the fat body is given by the production of selfies. In the second moment, I made a sequence of videos and photographs of body fragments obtained in everyday situations. This work progresses in action with the mobile device. Virtually, the capturing of smartphone transforms my body. This new body, supported by conceptual issues related to the body of the fat woman, outside of normative standards, becomes a support for issues that go beyond my body as such. The imagery production extends to the femininity of the fat woman's body represented in the media and in contemporary art. Photography and video as objects of art support this poetics, in dialogue with other artists’ works and with texts by authors who contribute to the discussion of this social and human theme in the field of art - in which the shapeless becomes the shape; the unsightly becomes the aesthetic, in which beauty is undoubtedly of a different order. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e tecnologia | por |
dc.subject | Corpo gordo | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Art and technology | eng |
dc.subject | Fat body | eng |
dc.subject | Photography | eng |
dc.subject | Video | eng |
dc.title | Tamanho único: o corpo da mulher gorda na arte contemporânea | por |
dc.title.alternative | Single size: the fat woman body in contemporary art | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado reflete sobre o corpo gordo na sociedade contemporânea a partir de fotografias e vídeos, material artístico-visual elaborado pela própria autora. O tema de pesquisa refere-se a minha vivência, enquanto uma mulher gorda de forte corpulência que se vê confrontada pelo olhar do outro e que sabe que seu corpo é visto fora das normas vigentes e dos padrões de beleza e saúde idealizados na contemporaneidade. Diante da impossibilidade de esconder este corpo imponente, a confrontação me levou a olhar e fazer vê-lo através da extrema visibilidade das imagens. Em um primeiro momento da pesquisa, a visibilidade do corpo gordo se dá pela produção de selfies. No segundo momento, realizei uma sequência de vídeos e fotografias de fragmentos do corpo obtidos em situações cotidianas. Este trabalho progride na ação com o dispositivo móvel. Virtualmente, o meu corpo se transforma pela captação do smartphone. Este novo corpo, sustentado por questões conceituais referentes ao corpo da mulher gorda, fora dos padrões normativos, torna-se sustentáculo de questões que vão além do meu corpo como tal. A produção imagética estende-se à feminilidade do corpo da mulher gorda representado na mídia e na arte contemporânea. A fotografia e o vídeo como objetos da arte sustentam essa poética, em diálogo com obras de outros artistas e com textos de autores que contribuem para a discussão dessa temática social e humana no campo da arte – em que o informe se torna a forma; o inestético, o estético; no qual a beleza é, sem dúvida, de outra ordem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Darci Raquel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2950824253708267 | por |
dc.contributor.referee1 | Rey, Sandra Terezinha | |
dc.contributor.referee2 | Tedesco, Elaine Athayde Alves | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2306866733627151 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |