Mostrar registro simples

dc.creatorPegoraro, Viviane
dc.date.accessioned2022-08-10T10:46:01Z
dc.date.available2022-08-10T10:46:01Z
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25848
dc.description.abstractThe goal of this work is to contribute with the process of teaching-learning of the angle concept. We present a didatic proposal designed for classroom teaching and rethought for distance learning, due to the suspension of classes in the period of the COVID-19 pandemic. The work was done by means of the case study of three students with Autism Spectrum Disorder (ASD), enrolled in the 9th grade of elementary school regular of the municipal public network of an inner city in the Rio Grande do Sul. We hope to contribute to thediscussion of Inclusive Education, attentive to the current legislation, andperformed a bibliographic search, based in contemporary writing of researchers from the area of health and education. In this work we share experiences, reports and suggestions os activities, observing the guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC) and municipal curriculum references. So the didatic proposal was elaborated using the concept of angle, presentin relationships between meansures os angles on competing straights and angles in a circle, with the use of different processes and mathematical tools, inclusive the technological, like the Google Classroom, Google Meet and the Software GeoGebra. We believe that the proposal implemented can contribute with teaching practice, with reflections on the challenges of education and inclusion and help find ways to ensure to realize the objectives of teaching, either in person or remote mode.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especial inclusivapor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectÂngulospor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectInclusive special educationeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectAngleseng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.titleA inclusão de estudantes autistas no ensino remoto: uma proposta de ensino de conceitos relativos a ângulospor
dc.title.alternativeThe inclusion of autistic students in remote education: a teaching proposal of concepts related to angleseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do conceito de ângulo. Apresentamos uma proposta didática pensada para o ensino presencial e repensada para o ensino remoto, em função da suspensão das aulas no período da pandemia COVID-19. O trabalho foi realizado por meio do estudo de caso de três estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados no 9° ano do ensino fundamental regular da rede pública municipal de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Esperamos contribuir para a discussão da Educação Inclusiva, atentos ao que dita a legislação vigente e realizando uma pesquisa bibliográfica, com base em escritas contemporâneas de pesquisadores da área da saúde e da educação. Nesse trabalho compartilhamos experiências, relatos e sugestões de atividades, observadas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Referenciais Curriculares Municipais. Assim, a proposta didática foi elaborada retomando o conceito de ângulo, apresentando as relações entre as medidas dos ângulos em retas concorrentes e de ângulos em uma circunferência, com a utilização de diferentes processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnológicas, como o Google Classroom, Google Meet e o software GeoGebra. Acreditamos que a proposta implementada possa contribuir com a prática docente, com as reflexões sobre os desafios da educação e da inclusão e auxiliar a encontrar meios que garantam a efetivar os objetivos do ensino, seja no modo presencial ou remoto.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Scremin, Greice
dc.contributor.referee2Rachelli, Janice
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6775026740902489por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International