Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por orientadores "Fajardo, Ricardo"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Laboratório de ensino de matemática como estratégia de aprendizagem para as quatro operações aritméticas básicas
(2010-02-26)Diante de todas as mudanças que surgem com a passagem do segundo para o terceiro ciclo do Ensino fundamental, cabe a pergunta: os conceitos estudados nas séries iniciais podem ser considerados consolidados para todos ... -
Um estudo sobre ângulos: uma abordagem didática através de atividades
(2013-02-05)Esta monografia é uma abordagem didática sobre o ensino da Geometria, em específico sobre o estudo de ângulos. Nesta, pretende-se aliar a teoria e a prática ao ensino da matemática, baseando-se em uma reflexão sobre ... -
Análise comparativa do processo avaliativo desenvolvido nas disciplinas de Matemática em escolas do município de Júlio de Castilhos
(2010-12-16)O presente trabalho tem como objetivo principal relatar acerca das concepções dos professores de matemática no que diz respeito ao processo avaliativo. Através de uma pesquisa realizada em escolas do município de Júlio ... -
A utilização do geoplano no ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade para o ensino da matemática no ensino médio
(2016-05-14)O presente trabalho consiste numa aula experimental de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio, com ênfase no conceito de Probabilidade Geométrica, usando o geoplano. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes ... -
O GeoGebra e o estudo do ciclo trigonométrico e das funções seno e cosseno: possibilidades para o ensino de matemática no ensino médio
(2016-05-14)Para observar os benefícios que o uso do software Geogebra pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem, para alunos do Ensino Médio, do Ciclo Trigonométrico e dos gráficos das Funções Seno e Cosseno. Este trabalho ... -
O uso do Código Braille como recurso para o ensino de análise combinatória no ensino médio
(2016-05-14)Minha proposta com o trabalho de conclusão é o desenvolvimento de atividades que motivem e provoquem interesse no professor e nos alunos com o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio. Preocupada em facilitar o ... -
O ensino de probabilidade geométrica com o auxílio de jogos: uma experiência para o ensino médio
(2016-05-14)A Probabilidade Geométrica possibilita associar os estudos de Probabilidade e noções geométricas, mas normalmente não é trabalhada nas aulas de Matemática do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é compreender em que ... -
O ensino da estatística no desenvolvimento da criticidade de alunos de uma escola do ensino fundamental no municipio de Montenegro, RS
(2011-02-04)Neste estudo, desenvolvem-se a problematização, a teoria e a prática interrelacionadas ao tema sobre a construção das habilidades de criticidade no ensino de estatística para a resolução de questões curriculares de ...