Tecnologias da informação e comunicação na educação especial (surdos)
Resumen
A proposta do presente artigo é analisar alguns aspectos referentes à
utilização de softwares educacionais na promoção de aprendizagem educativa para
os surdos. Nesse sentido, as contribuições dadas pelas mídias educacionais passam
a ser instrumentos pedagógicos de grande valia no processo educacional. Para
tanto, esse artigo de cunho teórico e qualitativo utilizou como instrumentos de
coleta de dados a pesquisa online realizada em sites selecionados que abordam o
tema e a partir da qual se chegou a compreensão do papel dos softwares educativos
e suas influências na educação especial, e para isso foram escolhidos quatro
softwares educacionais, LOGO, SIGN TALK, TELEMÁTICA e SELOS. O
objetivo deste artigo é analisar a possibilidade dos surdos terem uma aprendizagem
mais eficaz a partir da utilização de softwares educativos. Como questões
norteadoras têm-se: De que maneira as novas tecnologias poderão facilitar a
educação dos surdos? E como essas tecnologias estão sendo utilizadas para
promover uma aprendizagem significativa para os surdos? A partir da realização
desse trabalho, proponho uma problematização sobre as contribuições dos
softwares educacionais na educação de surdos confrontando-as com as propostas de
inclusão.