Educação patrimonial como componente curricular nos anos iniciais das escolas municipais de Restinga Sêca, RS - Quarta Colônia
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Data
2022-02-10Primeiro membro da banca
Padoin, Maria Medianeira
Segundo membro da banca
Lima, Bruna
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação Patrimonial no processo educacional dos Anos iniciais do Ensino Fundamental é
uma ferramenta propulsora de práticas preservacionistas do Patrimônio Cultural, sendo
contemplado no Documento Orientador do Território de Restinga Sêca/RS (DOTRS/2019),
como um Tema Contemporâneo. A partir da análise deste documento, nossa pesquisa propõe
que este tema seja abarcado como um Componente Curricular da Área do Conhecimento das
Ciências Humanas, na etapa do Ensino Fundamental aos Anos iniciais. Ofertar a Educação
Patrimonial como um componente curricular nos anos iniciais nas escolas do município de
Restinga Sêca visa promover visibilidade, reconhecimento e valorização dos bens culturais
desde a tenra infância, bem como propiciar diferentes formas do estudante se relacionar com o
mundo cultural, em nível local e regional. Restinga Sêca situa-se no centro do Estado do Rio
Grande do Sul, faz parte da Quarta Colônia de Imigração Italiana, a qual é formada por nove
municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande,
Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins, que integram o Consórcio Regional
de Desenvolvimento Sustentável (CONDESUS), cuja missão é conservar e preservar o
Patrimônio Cultural da região. Este Consórcio, em convênio com a Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), é base do Projeto Geoparque Quarta Colônia, que motiva todas as
formas de crescimento, de preservação, de contribuição para o desenvolvimento sustentável
da região, com ênfase na preservação e propagação do patrimônio material e imaterial. Dessa
forma, a escola, como articuladora de ações educativas, deve ser uma das instituições
promotoras da educação patrimonial instrumentalizando os estudantes dos anos iniciais com
conhecimento histórico-cultural para que estes, como agentes mirins, tornem-se
multiplicadores de ações de preservação e valorização dos bens culturais, dando significado
aquilo que foi construído de geração em geração. O produto dessa dissertação insere no
currículo do Ensino Fundamental Anos iniciais a Educação Patrimonial como componente
curricular, a fim de garantir ao professor trabalhar com este tema em aula e proporcionar aos
estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Restinga Sêca, por meio de um
componente curricular específico de trabalho, experiências e contato direto com as
manifestações culturais das quais eles fazem parte.
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