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dc.creatorSilva, Marina Laisa Mota da
dc.date.accessioned2022-09-21T18:46:22Z
dc.date.available2022-09-21T18:46:22Z
dc.date.issued2022-06-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26220
dc.description.abstractDue to events (football games, accidents, college entrance exams, etc.), seasonality, or even to adjust mobility demand due current load and further expansions, many city halls need to rethink transportation system in cities. Changes can include the rotation of vehicles, augmentation of the fee payment values and cost of parking tickets or limiting the number of vehicles in circulation. Anyway, changes in the transportation system in cities are always continuously necessary to guarantee the adequate urban mobility. Before proposing changes to the real urban transport system, in order to solve the listed problems, it is necessary to evaluate the improvements that these solutions propose concerning the system currently implemented. Computer simulation opens a new opportunity in this scope. Thus, this work proposes the evaluation of different infrastructure scenarios, with computer simulation support, and their impact on traffic to the urban transportation system. As use case, the down town of the City of Santa Maria, in Southern Brazil is used. The assessed scenarios reflect the improvements to the Urban Mobility Plan (UMP) defined by the city authorities. Simulation support is provided by SUMO. One of the big challenges of this work is the lack of data about city traffic. So, the simulation was calibrated using information available in the prefecture and in Internet news. More specifically, in this thesis: (a) we model different city scenarios according to the current and future city UMP and (b) we evaluate these scenarios in a simulation environment with regard to pollutant emissions, traveled distance and travel time.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlano de Mobilidade Urbanapor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectSUMOpor
dc.subjectSanta Mariapor
dc.subjectUrban Mobility Planeng
dc.subjectSimulationeng
dc.titleAvaliação de cenários com as alterações do plano de mobilidade urbana através de simulação: caso de uso para a cidade de Santa Mariapor
dc.title.alternativeMobility assessment according to different road infrastructure: use case to the city of Santa Maria in southern Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDevido a eventos (jogos de futebol, acidentes, vestibular, etc.), sazonalidade, ou mesmo para ajustar a demanda de mobilidade devido à carga atual e futuras expansões, muitas prefeituras precisam repensar o sistema de transporte nas cidades. As alterações podem incluir o rodízio de veículos, o aumento dos valores de pagamento de taxas e custos com bilhetes de estacionamento ou limitação do número de veículos em circulação. De qualquer forma, mudanças no sistema de transporte nas cidades são sempre continuamente necessárias para garantir a mobilidade urbana adequada. Antes de propor alterações ao sistema real de transporte urbano de forma a resolver os problemas elencados, é necessário avaliar as melhorias que essas soluções propõem em relação ao sistema atualmente implementado. A simulação computacional abre uma nova oportunidade neste âmbito. Assim, este trabalho propõe a avaliação de diferentes cenários de infraestrutura, com suporte de simulação computacional, e seus impactos no tráfego para o sistema de transporte urbano. Como caso de uso, é utilizado o centro da cidade de Santa Maria, no sul do Brasil. Os cenários avaliados refletem as melhorias do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) definido pelas autoridades municipais, criado com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Osuporte de simulação é fornecido pelo simulador aberto SUMO. Um dos grandes desaf ios desse trabalho é a falta de dados sobre o trânsito da cidade. Assim, a simulação foi calibrada a partir de informações disponíveis no site da prefeitura e em notícias da Internet. Mais especificamente, neste trabalho: (a) foram modelados diferentes cenários de trânsito na cidade de acordo com o PMU atual e futuro e (b) os cenários foram avaliados em um ambiente de simulação no que diz respeito às emissões de poluentes, distância percorrida pelos veículos e tempos de viagem. Os cenários modelados incluem modificações propostas pelo PMU que inclui fechamento de vias para veículos particulares e extensão de áreas exclusivas para pedestres.por
dc.contributor.advisor1Pasin, Marcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1611789402968312por
dc.contributor.referee1Padillo, Alejandro Ruiz
dc.contributor.referee2Silveira, Thiago Lopes Trugillo da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3953721240276980por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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