dc.contributor.advisor | Deltrégia, Claudia Fernanda | |
dc.creator | Silva, Mariana Nascimento Bol da | |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T20:10:01Z | |
dc.date.available | 2022-09-22T20:10:01Z | |
dc.date.issued | 2022-02-23 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26239 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | From a bibliographical research together with my practical experience as ateacherinthe context of a private piano studio, we sought to organize and describeplayful
teaching activities aimed at learning piano for beginner children aged between5and12 years old. , developed over years of teaching practice. These activitiessought tofocus on the teaching of musical and piano fundamentals fromthree perspectives:sustainability, planning and creativity, and were designed in such awayastointroduce the instrument teacher not only as a professional facilitator of learning, butalso as an agent with personal and social responsibility within theeducational
process. Therefore, the objective of this work is to contribute with ideas that stimulateplayfulness within the piano class in an organized, creative way and usingmaterialsin a sustainable way. The purpose is not only to facilitate the learningof musical
concepts or to offer new ideas and materials that can be used in a pianoclass, butmainly to provoke reflections on the importance of the teacher's autonomyasareflective professional and agent inserted in the broad educational context of theirstudents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pedagogia do piano | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Piano pedagogy | eng |
dc.subject | Playfulness | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.title | Atividades lúdicas no ensino de piano para crianças: ideias para escolha e aplicação conscientes | por |
dc.title.alternative | Play activities in children's piano teaching: ideas for conscious choice and application | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | A partir de uma pesquisa bibliográfica em conjunto com a minha experiênciapráticacomo professora no contexto de um estúdio de piano privado, buscou-seorganizaredescrever atividades de ensino lúdicas voltadas para o aprendizado depianodecrianças iniciantes com idades entre 5 e 12 anos, desenvolvidas ao longodeanosde prática docente. Essas atividades buscaram focar no ensino de fundamentosmusicais e pianísticos a partir de três perspectivas: a sustentabilidade, oplanejamento e a criatividade, e foram pensadas de maneira a inserir o professordeinstrumento não apenas como um profissional facilitador do aprendizado, mastambém como agente com responsabilidade pessoal e social dentro doprocessoeducacional. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir comideiasqueestimulem a ludicidade dentro da aula de piano de forma organizada, criativaefazendo uso de materiais de maneira sustentável. A finalidade nãoéapenasfacilitar o aprendizado de conceitos musicais ou oferecer novas ideias emateriaisutilizáveis em uma aula de piano, mas principalmente provocar reflexões acercadaimportância da autonomia do professor como profissional reflexivo e agenteinseridono amplo contexto educacional de seus alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |