Proposição de um framework de análise de desperdícios segundo a perspectiva Lean em instituições de ensino superior
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-01Primeiro membro da banca
Sarturi, Greici
Segundo membro da banca
Bortolaso, Ingridi Vargas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A filosofia de gestão Lean, por meio da proposta de melhoria contínua, está centrada nos pilares de criação de valor ao usuário final e na redução e eliminação de desperdícios. Em Instituições de Ensino Superior (IES), a filosofia Lean possibilita melhorias agregando valor para alunos, funcionários e sociedade, reduzindo custos e até mesmo reduzindo várias formas de desperdícios. Porém, é perceptível que existe uma lacuna teórica em relação aos oito tipos de desperdícios nas IES e uma falta de definições claras acerca deles (KLEIN et al., 2021). Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo propor um framework de análise dos tipos de desperdícios que ocorrem em Instituições de Ensino Superior. Para isso, a metodologia proposta para esta pesquisa é baseada em uma abordagem qualiquantitativa e, para validar o instrumento de pesquisa desenvolvido nesta pesquisa, realizou-se a avaliação por especialistas da área por meio de três métodos: entrevistas individuais, grupo focal e rodadas Delphi. A partir dos resultados da pesquisa, ficou evidente um consenso do painel de especialistas aprovando 60 das 83 questões. De modo geral, as entrevistas individuais e com o grupo focal de especialistas possibilitaram identificar as fragilidades do conteúdo no banco inicial de itens que lhes foi apresentado e, por meio das rodadas Delphi, cada uma das questões foi avaliada quanto ao potencial de medir os tipos de desperdícios chamados de construtos e também incrementar novas ou melhorar as questões apresentadas. Portanto, conclui-se que o uso da triangulação múltipla de métodos (entrevistas individuais, grupo focal e método Delphi) permitiu julgar a relevância dos diferentes itens para aferir de forma inequívoca os tipos de desperdícios em IES.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: