Estimulação precoce no desenvolvimento motor de recém-nascidos prematuros: revisão integrativa de literatura
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Data
2022-08-22Autor
Bastos, Júlia Texeira Martins
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Introdução: A estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar a desenvolver motora e cognitivamente lactentes e crianças de zero a três anos em idade de risco ou com alguma deficiência, podendo ser definido como um programa de acompanhamento multiprofissional das áreas da saúde e da educação, para lactentes e crianças Objetivo: investigar o que a literatura aponta de eficácia da utilização das intervenções de estimulação precoce em recém-nascidos prematuros com foco no desenvolvimento motor. Método: Revisão integrativa de literatura, realizada em junho de 2020 nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS. Foram encontrados 32 artigos, destes, após os critérios inclusão e exclusão, foram mantidos sete artigos para compor a análise. Critérios de inclusão:artigos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês ou espanhol, que abordassem o tema/pergunta proposta. Conclusão: Além do tratamento padrão de estimulação precoce realizado por fisioterapeutas na UTIN que foi relatado na maioria dos artigos, se destacaram as intervenções: CareToy, programa de intervenção de base familiar, baseado no Enfrentamento e Cuidando de Bebês com Necessidades (COPCA), uso de luvas com velcro, Supporting Play Exploration and Early Development Intervention (SPEEDI) e o Programa Transação Mãe-Bebê (MITP).
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