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dc.contributor.advisorSouza, Neila Santini de
dc.creatorBastos, Júlia Texeira Martins
dc.date.accessioned2022-10-14T15:37:12Z
dc.date.available2022-10-14T15:37:12Z
dc.date.issued2022-08-22
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26480
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractIntroduction: Early stimulation is a term that covers a variety of stimuli to help develop motor and cognitively infants and children from zero to three years old at risk age or with some disability, and can be defined as a multiprofessional monitoring program in the areas of health and education, for infants and children Objective: to investigate what the literature points out regarding the effectiveness of the use of early stimulation interventions in premature newborns with a focus on motor development. Method: Integrative literature review, carried out in June 2020 in the Scielo, Pubmed and VHL databases. Thirty-two articles were found, of which, after the inclusion and exclusion criteria, seven articles were kept to compose the analysis. Inclusion criteria: articles published in the last 10 years, available in full, in Portuguese, English or Spanish, that addressed the proposed topic/question. Conclusion: In addition to the standard treatment of early stimulation performed by physiotherapists in the NICU, which was reported in most articles, the following interventions were highlighted: CareToy, family-based intervention program, based on Coping and Caring for Babies with Needs (COPCA), use gloves with Velcro, Supporting Play Exploration and Early Development Intervention (SPEEDI) and the Mother-Baby Transaction Program (MITP).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrematuridadepor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectEstimulação precocepor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectDoenças crônicaspor
dc.subjectRecém-nascidopor
dc.subjectPrematurityeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectEarly stimulationeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectChronic diseaseseng
dc.subjectNewborneng
dc.titleEstimulação precoce no desenvolvimento motor de recém-nascidos prematuros: revisão integrativa de literaturapor
dc.title.alternativeEarly stimulation in the motor development of premature newborns: integrative literature revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoIntrodução: A estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar a desenvolver motora e cognitivamente lactentes e crianças de zero a três anos em idade de risco ou com alguma deficiência, podendo ser definido como um programa de acompanhamento multiprofissional das áreas da saúde e da educação, para lactentes e crianças Objetivo: investigar o que a literatura aponta de eficácia da utilização das intervenções de estimulação precoce em recém-nascidos prematuros com foco no desenvolvimento motor. Método: Revisão integrativa de literatura, realizada em junho de 2020 nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS. Foram encontrados 32 artigos, destes, após os critérios inclusão e exclusão, foram mantidos sete artigos para compor a análise. Critérios de inclusão:artigos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês ou espanhol, que abordassem o tema/pergunta proposta. Conclusão: Além do tratamento padrão de estimulação precoce realizado por fisioterapeutas na UTIN que foi relatado na maioria dos artigos, se destacaram as intervenções: CareToy, programa de intervenção de base familiar, baseado no Enfrentamento e Cuidando de Bebês com Necessidades (COPCA), uso de luvas com velcro, Supporting Play Exploration and Early Development Intervention (SPEEDI) e o Programa Transação Mãe-Bebê (MITP).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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