dc.contributor.advisor | Souza, Neila Santini de | |
dc.creator | Bastos, Júlia Texeira Martins | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T15:37:12Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T15:37:12Z | |
dc.date.issued | 2022-08-22 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26480 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Introduction: Early stimulation is a term that covers a variety of stimuli to help develop motor and cognitively infants and children from zero to three years old at risk age or with some disability, and can be defined as a multiprofessional monitoring program in the areas of health and education, for infants and children Objective: to investigate what the literature points out regarding the effectiveness of the use of early stimulation interventions in premature newborns with a focus on motor development. Method: Integrative literature review, carried out in June 2020 in the Scielo, Pubmed and VHL databases. Thirty-two articles were found, of which, after the inclusion and exclusion criteria, seven articles were kept to compose the analysis. Inclusion criteria: articles published in the last 10 years, available in full, in Portuguese, English or Spanish, that addressed the proposed topic/question. Conclusion: In addition to the standard treatment of early stimulation performed by physiotherapists in the NICU, which was reported in most articles, the following interventions were highlighted: CareToy, family-based intervention program, based on Coping and Caring for Babies with Needs (COPCA), use gloves with Velcro, Supporting Play Exploration and Early Development Intervention (SPEEDI) and the Mother-Baby Transaction Program (MITP). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Prematuridade | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Estimulação precoce | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Doenças crônicas | por |
dc.subject | Recém-nascido | por |
dc.subject | Prematurity | eng |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Early stimulation | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Chronic diseases | eng |
dc.subject | Newborn | eng |
dc.title | Estimulação precoce no desenvolvimento motor de recém-nascidos prematuros: revisão integrativa de literatura | por |
dc.title.alternative | Early stimulation in the motor development of premature newborns: integrative literature review | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD | por |
dc.description.resumo | Introdução: A estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar a desenvolver motora e cognitivamente lactentes e crianças de zero a três anos em idade de risco ou com alguma deficiência, podendo ser definido como um programa de acompanhamento multiprofissional das áreas da saúde e da educação, para lactentes e crianças Objetivo: investigar o que a literatura aponta de eficácia da utilização das intervenções de estimulação precoce em recém-nascidos prematuros com foco no desenvolvimento motor. Método: Revisão integrativa de literatura, realizada em junho de 2020 nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS. Foram encontrados 32 artigos, destes, após os critérios inclusão e exclusão, foram mantidos sete artigos para compor a análise. Critérios de inclusão:artigos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês ou espanhol, que abordassem o tema/pergunta proposta. Conclusão: Além do tratamento padrão de estimulação precoce realizado por fisioterapeutas na UTIN que foi relatado na maioria dos artigos, se destacaram as intervenções: CareToy, programa de intervenção de base familiar, baseado no Enfrentamento e Cuidando de Bebês com Necessidades (COPCA), uso de luvas com velcro, Supporting Play Exploration and Early Development Intervention (SPEEDI) e o Programa Transação Mãe-Bebê (MITP). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |