Mediação de conflitos: em contexto escolar
Resumo
Este estudo está vinculado à exigência da construção do Trabalho de Conclusão de Curso como pré-requisito para a aprovação na graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). O objetivo geral é compreender os fatores que interferem nas situações de conflitos no cotidiano escolar, considerando as relações interpessoais. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. As informações contidas nesse estudo foram pesquisadas a partir de uma busca realizada na Biblioteca Digital de Dissertações e Teses, entre o ano de 2018 a 2020, no segundo semestre de 2021. O referencial teórico foi abordado a partir dos estudos de Vinha e Tognetta (2009), Morais (1995), Piaget (1977) e Vinyamata (2005). Esta pesquisa mostrou que os fatores que se manifestam nas relações interpessoais estão relacionados a falta de preparo dos profissionais no contexto escolar, na importância de ter uma formação em mediação de conflitos para que haja a prevenção dos conflitos através do diálogo que envolva, juntamente, com corpo escolar, a comunidade a qual a instituição está inserida, gerando um ambiente harmonioso onde os protagonistas busquem a paz, com isso gerando uma diminuição da violência escolar, sendo um espaço aberto a conversas que proporcione a liberdade de expressão e o respeito mútuo.