dc.contributor.advisor | Coutinho, Cadidja | |
dc.creator | Fachin, Carine Paola | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T22:30:56Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T22:30:56Z | |
dc.date.issued | 2022-08-10 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | Fachin C. P. Formação inicial em pedagogia e as interfaces com o ensino de ciências da natureza. 2022. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26495 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Licenciatura | por |
dc.subject | Conhecimento Científico | por |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.title | Formação inicial em pedagogia e as interfaces com o ensino de ciências da natureza | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou discutir e refletir sobre a formação inicial de Pedagogos de três Universidades Federais gaúchas, a saber: Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ponderando o Ensino de Ciências da Natureza e como os cursos organizam seus PPC para atender as demandas específicas desta área do conhecimento. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória para a análise de documentos dispostos no trabalho. Pode-se observar a fragilidade da formação de pedagogos e pedagogas relacionada ao ensino científico quando comparada a Base Nacional Comum Curricular, que regulamenta e organiza os currículos das escolas, e aos desafios para organização de propostas que sejam significativas de Ciências da Natureza. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |