Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLúcia de Fátima Royes, Nunes
dc.creatorSantos, Daniele Machado dos
dc.date.accessioned2022-10-17T22:03:59Z
dc.date.available2022-10-17T22:03:59Z
dc.date.issued2022-09-21
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationSantos, D. M. As experiências adquiridas nos estágios extracurriculares e as influências na formação docente inicial. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26535
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis research was designed from the understanding of professional development with an attentive look at the exercise of teaching practice experienced during the initial training of teachers, in particular, in the Pedagogy Course Full Night Degree, from the non-mandatory internships. In this writing, I bring my own experiences from my internship and how they help in the articulation of theory and practice during the initial formation of the Pedagogy Courses. In each chapter I leave marks of the experience lived by me. I talk about my afflictions and anxieties in the course of my life until the academic trajectory and the choice for the Pedagogy course. The objective of this research is to understand the influences of the extracurricular internship and its contribution to the initial teacher education. And to better work on the subject in question, comes the question: What are the contributions of extracurricular internships to the initial training of teachers? Therefore, the methodology used was a questionnaire in the form of an open letter, which had the participation of five academics from the Night Pedagogy course at UFSM. The expectation is to seek to contribute to the initial training of undergraduate students, improve the practice of their knowledge and discuss the role of an intern in their extracurricular internship and reflect on their professional development. After the final analysis of the results and my own experience, I was able to reflect on everything I experienced, the anguish and barriers that were overcome and I can say that nothing in this life is by chance. If you have a dream, don't give up on it, because with a support network anything is possible.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperiênciaspor
dc.subjectEstágios extracurricularespor
dc.subjectFormaçãopor
dc.titleAs experiências adquiridas nos estágios extracurriculares e as influências na formação docente inicialpor
dc.title.alternativeExperiences acquired in extracurricular internships and influences in initial eacher trainingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEsta pesquisa foi pensada a partir da compreensão do desenvolvimento profissional com um olhar atento ao exercício da prática docente vivenciada no decorrer da formação inicial de professores em especial, no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, a partir dos estágios não obrigatórios. Nessa escrita, trago as minhas próprias experiências vivenciadas a partir do meu estágio e como auxiliam na articulação da teoria e da prática durante a formação inicial dos Cursos de Pedagogia. Em cada capítulo deixo marcas das experiências vivenciadas por mim. Falo das minhas aflições e angústias no decorrer da minha vida até a trajetória acadêmica e a escolha pelo curso de Pedagogia. O objetivo desta pesquisa é compreender as influências do estágio extracurricular e sua contribuição na formação docente inicial. E para melhor trabalhar sobre o assunto em questão, vem à indagação: Quais são as contribuições dos estágios extracurriculares para a formação inicial de professores? Por isso, a metodologia utilizada foi um questionário em forma de carta aberta, que contou com a participação de cinco acadêmicas do curso de Pedagogia Noturno da UFSM. A expectativa é buscar contribuir para a formação inicial de alunos de cursos de licenciaturas, aperfeiçoar a prática dos seus conhecimentos e discutir o papel de um estagiário no seu estágio extracurricular e fazer uma reflexão para o desenvolvimento profissional. Após a análise final dos resultados e a minha própria experiência, consegui refletir sobre tudo que vivenciei as angústias e as barreiras que foram ultrapassadas e posso afirmar que nada nessa vida é por acaso. Se você tem um sonho não desista dele, pois com uma rede de apoio tudo é possível.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples