Teste de desenvolvimento motor grosso - 3 (TGMD-3) com o uso do aplicativo gross motor skills para crianças com Síndrome de Down: validade e confiabilidade
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Data
2022-05-02Primeiro membro da banca
Valentini, Nadia Cristina
Segundo membro da banca
Deslandes, Andrea Camaz
Terceiro membro da banca
Strapasson, Aline Miranda
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Crianças com Síndrome de Down, além do atraso motor e intelectual, também apresentam atraso na linguagem e memória verbal prejudicada, o que pode dificultar a compreensão e seleção das informações recebidas para executar determinadas tarefas ou habilidades motoras mais complexas. Com isso, adicionar ferramentas de suporte pedagógico tanto para avaliação quanto para o ensino destas habilidades, criando abordagens que se adaptem a forma como estas crianças processam e percebem o ambiente, pode favorecer uma avaliação mais adequada do seu desempenho motor. Objetivo: Testar a validade e confiabilidade do uso do aplicativo de suporte visual Gross Motor Skills (AppGMS) para o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso - 3 (TGMD-3) e analisar o foco de atenção e a motivação intrínseca com uso deste suporte em crianças com Síndrome de Down. Materiais e métodos: Ensaio clínico randomizado cruzado, composto por 24 crianças com idade entre 3 e 10 anos, de ambos os sexos, 10 com Síndrome de Down (SD) e 14 neurotípicas (NT), obtidas por conveniência. O desempenho motor foi avaliado através do TGMD3 seguindo dois protocolos diferentes de demonstração das habilidades: protocolo tradicional (PT) com demonstração realizada pelo examinador e protocolo aplicativo (PApp), com uso de animações do AppGMS. Na primeira avaliação foi realizada a randomização dos grupos onde metade foi avaliada pelo PT e a outra metade com o PApp. Durante a instrução de cada protocolo, as crianças foram filmadas para análise do foco de atenção. Após sete dias os grupos foram reavaliados com a inversão dos protocolos. Um follow-up foi realizado após 20 dias com um dos protocolos, aleatoriamente definidos. Ao final de cada avaliação as crianças responderam ao Inventário de Motivação Intrínseca (IMI) para avaliar o quanto ficaram motivadas com as atividades. Resultados: Ambos os protocolos demonstraram níveis bons a excelentes de consistência interna e excelentes níveis de confiabilidade intra e inter avaliador e de teste-reteste. Não houve diferença na comparação dos dados brutos das subescalas do TGMD-3 em ambos os grupos, entre os dois protocolos, entretanto, houve diferença significativa a favor do PApp, para o grupo SD, no escore total do TGMD-3 (PApp: 17,40±8,06 e PT: 15,90±7,52). O número de desvios de atenção foi significativamente menor no PApp para as crianças NT (41,93±32,62) comparado ao PT (57,07±43,24), já o tempo gasto com desvios foi menor para ambos os grupos no Papp (SD: 75,80±48,90 e NT: 41,00±30,30) em comparação ao PT (SD: 150,00±65,78 e NT: 67,07±49,79). O tempo de foco de atenção não apresentou diferença entre os grupos em função do protocolo. O tempo total gasto com instrução foi significativamente menor com o uso do PApp, para o grupo SD (409,30±68,15) comparado ao PT (502,10±77,02). Em relação a motivação intrínseca, não houve diferença estatística nos escores do IMI, embora as pontuações tenham sido favoráveis ao PApp em ambos os grupos. Conclusão: O uso do aplicativo GMS é válido e confiável para ser utilizado na aplicação do TGMD-3, favorecendo a canalização da atenção e otimizando o tempo gasto com instrução do teste, com efeitos promissores sobre a motivação intrínseca.
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