Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBeltrame, Rafael Concatto
dc.creatorBaseggio, Alexandre
dc.date.accessioned2022-10-21T16:48:31Z
dc.date.available2022-10-21T16:48:31Z
dc.date.issued2017-07-14
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationBASSEGIO, A. Kit didático para o ensino de eletrônica de potência e controle digital de sistemas.2017. 56 [7] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26623
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis report does a brief introduction on engineering education methods, which concludes that experimental classes are more effective ways of eaching, because it allows the application of the knowledge obtained in classes in a practice way. So, it was developed a didactic kit for learning in power electronics and digital control systems, where it is included a buck converter, a printed circuit board (PCB) for instrumentation and control, here the measurements for voltage and current can be processed for closed loop working. Also, the kit is composed of a gate-driver circuit. For the operation of the kit, it was developed some experiments for the students of Power Electronics and Control Digital Systems. These experiments consist, initially, presenting and describing each item of the buck converter and of the instrumentation and control PCB. The second experiment is where the converter is turned on properly, in open loop, with a variable duty-cycle. In the third experiment, the students will be able to design the converter in some different ways, since the converter is prepared with different combinations of resistors, capacitors and inductors. Another experiment is the mathematical modeling of the converter. Finally, the design of the closed loop control is presented. This will allow the students to have some practical experiences instead of just studying it theoretically.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino em Engenhariapor
dc.subjectEletrônica de Potênciapor
dc.subjectControle Digital de Sistemaspor
dc.subjectEngineering Educationeng
dc.subjectEngineering Educationeng
dc.subjectDigital Control Systemseng
dc.titleKit didático para o ensino de eletrônica de potência e controle digital de sistemaspor
dc.title.alternativeDidactic kit for learning in power electronics and digital control systemseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho faz uma breve introdução sobre métodos de ensino em engenharia, demonstrando que aulas em laboratório (experimentais) são eficazes no ensino, pois permitem aos alunos aplicar, compreender e fixar os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas. Devido a isso, foi desenvolvido um kit de ensino didático para Eletrônica de Potência e Controle Digital de Sistemas, que é composto por um conversor CC-CC rebaixador de tensão (buck) e por uma placa de circuitos impresso (PCI) de instrumentação e controle, responsável por obter as medidas de corrente e de tensão e processá-las para o funcionamento do sistema em malha fechada, através da implementação de um algoritmo de controle. Ainda, completa o kit um circuito de acionamento da chave semicondutora do conversor (gate-driver). Com o uso deste kit, propuseram-se alguns experimentos para serem aplicados aos estudantes de Eletrônica de Potência e Controle Digital de Sistemas. Esses experimentos consistem em, inicialmente, conhecer o kit, onde cada item do conversor e da PCI de instrumentação e controle são descritos e ilustrados. O segundo experimento consiste em ligar o conversor em malha aberta, com duty-cycle variável de forma analógica. No terceiro experimento, os alunos poderão realizar diferentes projetos do conversor, já que este é preparado para diferentes combinações de resistores, capacitores e indutores. Outro experimento é o de modelagem matemática da planta, e, por fim, o projeto de controle em malha fechada (controle digital).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto