dc.creator | Panta, Bárbara Gai Zanini | |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T18:20:47Z | |
dc.date.available | 2022-10-26T18:20:47Z | |
dc.date.issued | 2022-08-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26678 | |
dc.description.abstract | This research, linked to the Professional Master's Degree at the Federal University of
Santa Maria (UFSM) in the research line 2 - Pedagogical Management and
Educational Contexts, aimed to know how processes of teacher self-training can occur
involving regular classroom teachers, education teachers and school management
team in order to contribute to school inclusion. The research theme emerges from the
researcher's training and performance as a special education teacher in basic
education and from the experiences of obstacles in collaborative work processes and
observation of the lack of spaces for reflection and self-training among educators. This
is a research with an exploratory qualitative approach in which a questionnaire and a
semi-structured interview with 18 elementary school teachers from a state school of
Basic Education were used for data collection. To analyze the collected data, the
content analysis technique by the author Bardin (2011). The results indicated that
teachers and management teams need a more effective continuing education on
educational inclusion, so that it can bring subsidies for a collaborative work. It was
concluded that everyday teaching is a fertile space for teacher (self)training, especially
when it is characterized by the free expression of its participants, who have styles of
being, working and learning. The final product of this research was the "Teacher selftraining instrument", in a form adaptable to the context of each institution, which was
created as a suggestion for teams of inclusive schools as a way of organizing these
spaces for self-training, contributing to the processes of inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | (Auto)formação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | por |
dc.subject | Self-training | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Specialized educational services | eng |
dc.title | Espaços de (auto)formação no contexto escolar inclusivo | por |
dc.title.alternative | (Self)training spaces in the inclusive school context | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos,
teve como objetivo conhecer como podem ocorrer processos de (auto)formação
docente envolvendo professores de sala de aula regular, professores de educação
especial e equipe gestora da escola de forma a contribuir com a inclusão escolar. A
temática de pesquisa emerge da formação e da atuação da pesquisadora como
professora de educação especial na educação básica, e das experiências de
obstáculos nos processos de trabalho colaborativo e de observação da carência de
espaços para reflexão e (auto)formação entre os educadores. Trata-se de uma
pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, na qual foi utilizada para a coleta
de dados um questionário e, também, uma entrevista semiestruturada com 18
docentes do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Educação Básica. Para
analisar os dados coletados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, da autora
Bardin (2011). Os resultados apontaram que os docentes e equipes gestoras
necessitam de uma formação continuada mais efetiva sobre inclusão educacional, de
tal forma que possa trazer subsídios para um trabalho colaborativo. Concluiu-se que
o cotidiano de ensino, é um espaço fértil para a (auto)formação docente,
especialmente quando, é caracterizado pela livre expressão de seus partícipes, que
possuem estilos de ser, trabalhar e aprender. O produto final desta pesquisa foi o
“Instrumento de (auto)formação docente", em formato de formulário adaptável ao
contexto de cada instituição, que foi criado como uma sugestão para as equipes de
escolas inclusivas como forma de organizar esses espaços de (auto)formação,
contribuindo com os processos de inclusão. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6934897603622261 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Carmen Rosane Segatto e | |
dc.contributor.referee2 | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0757412175053124 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |