Mostrar registro simples

dc.creatorPanta, Bárbara Gai Zanini
dc.date.accessioned2022-10-26T18:20:47Z
dc.date.available2022-10-26T18:20:47Z
dc.date.issued2022-08-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26678
dc.description.abstractThis research, linked to the Professional Master's Degree at the Federal University of Santa Maria (UFSM) in the research line 2 - Pedagogical Management and Educational Contexts, aimed to know how processes of teacher self-training can occur involving regular classroom teachers, education teachers and school management team in order to contribute to school inclusion. The research theme emerges from the researcher's training and performance as a special education teacher in basic education and from the experiences of obstacles in collaborative work processes and observation of the lack of spaces for reflection and self-training among educators. This is a research with an exploratory qualitative approach in which a questionnaire and a semi-structured interview with 18 elementary school teachers from a state school of Basic Education were used for data collection. To analyze the collected data, the content analysis technique by the author Bardin (2011). The results indicated that teachers and management teams need a more effective continuing education on educational inclusion, so that it can bring subsidies for a collaborative work. It was concluded that everyday teaching is a fertile space for teacher (self)training, especially when it is characterized by the free expression of its participants, who have styles of being, working and learning. The final product of this research was the "Teacher selftraining instrument", in a form adaptable to the context of each institution, which was created as a suggestion for teams of inclusive schools as a way of organizing these spaces for self-training, contributing to the processes of inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subject(Auto)formaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectSelf-trainingeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectSpecialized educational serviceseng
dc.titleEspaços de (auto)formação no contexto escolar inclusivopor
dc.title.alternative(Self)training spaces in the inclusive school contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, teve como objetivo conhecer como podem ocorrer processos de (auto)formação docente envolvendo professores de sala de aula regular, professores de educação especial e equipe gestora da escola de forma a contribuir com a inclusão escolar. A temática de pesquisa emerge da formação e da atuação da pesquisadora como professora de educação especial na educação básica, e das experiências de obstáculos nos processos de trabalho colaborativo e de observação da carência de espaços para reflexão e (auto)formação entre os educadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, na qual foi utilizada para a coleta de dados um questionário e, também, uma entrevista semiestruturada com 18 docentes do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Educação Básica. Para analisar os dados coletados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, da autora Bardin (2011). Os resultados apontaram que os docentes e equipes gestoras necessitam de uma formação continuada mais efetiva sobre inclusão educacional, de tal forma que possa trazer subsídios para um trabalho colaborativo. Concluiu-se que o cotidiano de ensino, é um espaço fértil para a (auto)formação docente, especialmente quando, é caracterizado pela livre expressão de seus partícipes, que possuem estilos de ser, trabalhar e aprender. O produto final desta pesquisa foi o “Instrumento de (auto)formação docente", em formato de formulário adaptável ao contexto de cada instituição, que foi criado como uma sugestão para as equipes de escolas inclusivas como forma de organizar esses espaços de (auto)formação, contribuindo com os processos de inclusão.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Souza, Carmen Rosane Segatto e
dc.contributor.referee2Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0757412175053124por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International