Educação em tempo integral: possibilidades e desafios do gestor educacional
Abstract
O tema de enfoque deste estudo versa sobre a educação em tempo integral, assunto que vem
sendo distinguido como alternativa para imprimir qualidade à educação. Como objetivo, trata
de investigar procedimentos diretivos que, na visão dos gestores educacionais públicos do
município de Picada Café, facilitam a implementação e o desenvolvimento da educação em
tempo integral na localidade, uma vez que leis federais, estaduais e municipais sugerem essa
modalidade de educação complementar para o sistema de ensino nacional. A metodologia
científica de estudos de casos múltiplos, revisão bibliográfica, aplicação de pesquisa aos
gestores educacionais, através de questionário, e descrição dos dados coletados foi a escolhida
para verificar a questão em foco. O contexto incluiu os gestores das duas escolas municipais
de Picada Café e a gestora da educação do município. Sob esses parâmetros e com os
elementos colhidos por esta pesquisa foi possível detectar a visão dos gestores sobre os
procedimentos que facilitam a implementação e o desenvolvimento da educação em tempo
integral no município de Picada Café/RS. O estudo demonstrou que o Município de Picada
Café-RS responsabiliza-se pelo desenvolvimento da educação em tempo integral,
manifestando preocupação com o assunto, confirmando que aluno ocupado com educação e
lazer desenvolve competências e sentimentos de solidariedade humana, preservando o bem
estar social. Sugere-se que próximos estudos sobre o tema direcionem o olhar às
possibilidades de assegurar maior credibilidade a esse sistema de atendimento ao aluno,
através da adequação do ensino em tempo integral às exigências do ensino formal.
Collections
- Gestão Pública - EaD [341]