A relação avós-netos e o resgate do mundo vivido em vinculação com a literatura infantil. Repercussões na prática pedagógica.
Visualizar/ Abrir
Data
2004-04-19Autor
Cechella, Leda Beatriz Romano dos Santos
Primeiro orientador
Corrêa, Ayrton Dutra
Primeiro membro da banca
Doll, Johannes
Segundo membro da banca
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho insere-se na linha de pesquisa de práticas educativas nas instituições, tendo como área de concentração a Educação. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo e o estudo embasa-se na fenomenologia. Procurou-se fazer uma espécie de autobiografia do espírito, que transitou do conhecimento sensível ao verdadeiro saber. Buscou-se aprender as essências absolutas das relações avós/netos. Na coleta das informações, utilizou-se entrevistas semi-estruturadas; na interpretação das informações, recorreu-se ao processo de análise de conteúdo. Neste estudo, as informações foram coletadas através do contato direto entre pesquisador e pesquisado. A temática escolhida foi: Avôs/avós com a responsabilidade de criar seus netos/netas e a vinculação dessa relação com a literatura infantil: repercussões na prática pedagógica da educação infantil e séries iniciais. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica, com sugestões literárias sobre o tema relação avô/avó-neto/neta. Os sujeitos da pesquisa foram cinco avós que criaram seus netos, exercendo o papel de pais. Investigou-se com esses avós que desempenharam tal função, a rigor, assumida sem escolha, mas em plenitude, se comportaram e se sentiram ao longo do processo, ou seja, aborda-se o descobrimento sócio-emocional deles, pelo viés da Teoria da Personalidade de Erik Erikson (1998). Observou-se não só os anos que permaneceram a relação e as influências ocorridas nesse tempo, mas também o mundo vivido pelos avós. Ressaltou-se a importância da literatura infantil no encontro das duas gerações avós/netos, justificando-se que ela é complementar às estórias contadas pelos avós, cujas falas e narrativas passavam aos netos suas estórias carregadas de vivências ricas em cultura. Procedeu-se a um arrolamento didático-pedagógico de obras da literatura infantil cujo tema focasse a relação avós/netos, com a finalidade de que tais obras, ao serem lidas, ajudassem a fortalecer os laços entre as duas gerações. Finalizando a pesquisa, classificou-se algumas obras de literatura infantil e as técnicas para contar estórias, objetivando-se aproximar avôs/avós/netos/netas, com doçura e prazer, por meio do ler e do narrar, no espaço educacional.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: