Mostrar registro simples

dc.creatorCechella, Leda Beatriz Romano dos Santos
dc.date.accessioned2022-11-04T20:27:02Z
dc.date.available2022-11-04T20:27:02Z
dc.date.issued2004-04-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26769
dc.description.abstractThis work fits the research live of educational practices in institutions, haring Education as the concentration area. The research approach is of qualitative feature and the study is based the phenomenology. While getting information, semi-structured interviews were used; in information interpretation, the content analysis process was used. In this study, information was colleted through direct contact between researcher and the researched subject. The chosen theme was: Grandfathers/grandmothers with the responsibility of bringing up their grandsons/grandfathers and the linking of this relationships with the juvenile literature: repercussions in the pedagogical practice of the juvenile education and beginning grades. This work aims at presenting a didactic – pedagogical proposal, with literary suggestions about the grandfather/grandmother, grandson/granddaughter relationship theme. Research subjects were five grandparents who brought up their grandchildren, taking the role of parents. Through these grandparents who, in fact, took this role without any choice, but inplenitude, it was investigated how they behaved and felt along the process, that is, their socio-emotional discovery is approached, by Erik Erikson”s Theory of Personality (1998). Not only the years that these relationships lasted and the influences that happened during this time were observed, but also the world lived by the grandparents. The importance of juvenile literature was highlighted at the encounter of the two generations: grandparents/ grandchildren, through the justification that it is complementary to the stories told by grandparents, whose speeches and narratives passed to their grandchildren, stories full of experience, rich in culture. A didactic-pegagogical inventory of the juvenile literature work whose theme focused the relationship grandparents/ grandchildren was done, so that such works, when read, helped strengthen ties between the two generations. In the last part of the research some juvenile literature works and the technics to tell stories, were classified, aiming at bringing grandfathers, grandmothers, grandsons, granddaughters near, with gentleness and pleasure, through reading and narrating in the educational environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectRelação avô-netopor
dc.titleA relação avós-netos e o resgate do mundo vivido em vinculação com a literatura infantil. Repercussões na prática pedagógica.por
dc.title.alternativeThe relationship grandparent-grandchild and the recovery the world lived and its linking with the juvenile literature: repercussions in the pedagogical practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho insere-se na linha de pesquisa de práticas educativas nas instituições, tendo como área de concentração a Educação. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo e o estudo embasa-se na fenomenologia. Procurou-se fazer uma espécie de autobiografia do espírito, que transitou do conhecimento sensível ao verdadeiro saber. Buscou-se aprender as essências absolutas das relações avós/netos. Na coleta das informações, utilizou-se entrevistas semi-estruturadas; na interpretação das informações, recorreu-se ao processo de análise de conteúdo. Neste estudo, as informações foram coletadas através do contato direto entre pesquisador e pesquisado. A temática escolhida foi: Avôs/avós com a responsabilidade de criar seus netos/netas e a vinculação dessa relação com a literatura infantil: repercussões na prática pedagógica da educação infantil e séries iniciais. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica, com sugestões literárias sobre o tema relação avô/avó-neto/neta. Os sujeitos da pesquisa foram cinco avós que criaram seus netos, exercendo o papel de pais. Investigou-se com esses avós que desempenharam tal função, a rigor, assumida sem escolha, mas em plenitude, se comportaram e se sentiram ao longo do processo, ou seja, aborda-se o descobrimento sócio-emocional deles, pelo viés da Teoria da Personalidade de Erik Erikson (1998). Observou-se não só os anos que permaneceram a relação e as influências ocorridas nesse tempo, mas também o mundo vivido pelos avós. Ressaltou-se a importância da literatura infantil no encontro das duas gerações avós/netos, justificando-se que ela é complementar às estórias contadas pelos avós, cujas falas e narrativas passavam aos netos suas estórias carregadas de vivências ricas em cultura. Procedeu-se a um arrolamento didático-pedagógico de obras da literatura infantil cujo tema focasse a relação avós/netos, com a finalidade de que tais obras, ao serem lidas, ajudassem a fortalecer os laços entre as duas gerações. Finalizando a pesquisa, classificou-se algumas obras de literatura infantil e as técnicas para contar estórias, objetivando-se aproximar avôs/avós/netos/netas, com doçura e prazer, por meio do ler e do narrar, no espaço educacional.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Ayrton Dutra
dc.contributor.referee1Doll, Johannes
dc.contributor.referee2Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International