A formação continuada na perspectiva da gestão e da prática na sala de aula
Abstract
Este trabalho investiga e apresenta como vem acontecendo a gestão do processo
de Formação Continuada e a prática em sala de aula dos professores de
matemática do ensino médio estadual em Palmas/Tocantins, através de uma política
de investimento e fortalecimento profissional ofertada aos professores que lecionam
em Palmas/Tocantins. Nesse sentido, a pesquisa foi organizada como uma pesquisa
qualitativa estruturada a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. O
tema faz uma abordagem acerca do desenvolvimento ou não das habilidades
práticas do professor em sala de aula, a partir do curso de formação contínuada
oferecido pela Secretaria da Educação – SEDUC/TO, que teve como objetivo
verificar se realmente essas políticas têm contribuído para o fortalecimento da
gestão escolar e principalmente, se têm correspondido aos anseios e expectativas
dos profissionais em educação. Embora saibamos que a formação continuada é um
processo contínuo durante toda profissão docente, já se percebe, como efeito dessa
formação continuada, mudanças de comportamento, de hábitos, atitudes,
planejamento participativo, envolvimento nas atividades escolares, participação ativa
nas decisões da gestão e principalmente, a prática docente em sala de aula.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]