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dc.creatorBittencourt, Sandro Augusto Martins
dc.date.accessioned2022-11-10T19:05:52Z
dc.date.available2022-11-10T19:05:52Z
dc.date.issued2004-04-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26833
dc.description.abstractNowadays, the organizations are in front of the administration systems, quality programs and countless solutions diversity, which always seek to increase the competitiveness, like this, the actions promoted by the companies became drifted and best controlled by these tools. However, certain actions possess high degree of difficulty in the moment of their measure, because the traditional systems of administration worry too much about short term financial results, being unable to find out if a company social action contributes or not to the improvement of the result, in other words, they inform profit or damage precisely, however they fail in demonstrating why and which actions determine that acting. This work presents a case about an administration system model that predetermines the strategic actions of a companies group, taking them to manage their actions according to their philosophy, however, even possessing punctuation and classification scales, it fails in the moment of demonstrating to the administrators the results obtained with its effective use. Through a case study in one of the companies that uses the system, it is observed that the system, when integrated into the strategic administration system, denominated Balanced Scorecard, it becomes a quite wide and reliable managerial tool, because one determines the objectives of short and long period, financial and not financial actions, and the other measures the strategy and the result of these actions. It is concluded then, that the Balanced Scorecard use supplies the needs of companies acting measure, which possess a defined administration system, seeing its characteristic of analyzing financial and not financial actions, and the administration system facilitates the attainment of BSC, because it pre-determines in its pulp the objectives that orientate the process of acting evaluation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngenharia de produçãopor
dc.subjectAdministração de empresaspor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectDesempenho empresarialpor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.titleAvaliação de desempenho de concessionárias de máquinas agrícolas: um estudo baseado no balanced scorecardpor
dc.title.alternativeActing evaluation of agricultural machines concessionaries: a study based on balanced scorecardeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAtualmente, as organizações encontram-se diante de uma diversidade de sistemas de gestão, programas de qualidade e inúmeras soluções que visam sempre aumentar a competitividade, assim sendo, as ações promovidas pelas empresas passaram a ser planejadas e melhor controladas por estas ferramentas. No entanto, determinadas ações possuem elevado grau de dificuldade no momento de serem mensuradas, pois os sistemas tradicionais de gestão preocupam-se demasiadamente com resultados financeiros a curto prazo, sendo incapazes de informar se uma ação social da empresa contribui ou não na melhoria do resultado, ou seja, informam precisamente lucro ou prejuízo, porém falham em demonstrar o porquê e quais ações determinaram aquele desempenho. Este trabalho apresenta um caso em que um modelo de sistema de gestão pré-determina as ações estratégicas de um grupo de empresas, levando-as a gerir suas ações conforme sua filosofia, porém, mesmo possuindo escalas de pontuação e classificação, falha no momento de demonstrar aos administradores os resultados obtidos com sua efetiva utilização. Através de um estudo de caso em uma das empresas que utiliza o sistema, observa-se que o mesmo, quando integrado ao sistema de gestão estratégica, denominado Balanced Scorecard, torna-se uma ferramenta gerencial bastante ampla e confiável, pois um determina os objetivos a curto e longo prazo, ações financeiras e não financeiras e o outro mensura a estratégia e o resultado destas ações. Conclui-se então que a utilização do Balanced Scorecard supre as necessidades de mensuração de desempenho de empresas que possuem um sistema de gestão definido, tendo em vista sua característica de analisar ações financeiras e não financeiras, e o sistema de gestão, por sua vez, facilita a consecução do BSC, pois pré-determina em seu âmago os objetivos que norteiam o processo de avaliação de desempenho.por
dc.contributor.advisor1Ilha, Adayr da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5596304978569406por
dc.contributor.referee1Bonilha, Uacauan
dc.contributor.referee2Lameira, Leocadio Jose Correia Ribas
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9321638766972601por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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