dc.creator | Bittencourt, Sandro Augusto Martins | |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T19:05:52Z | |
dc.date.available | 2022-11-10T19:05:52Z | |
dc.date.issued | 2004-04-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26833 | |
dc.description.abstract | Nowadays, the organizations are in front of the administration
systems, quality programs and countless solutions diversity, which always
seek to increase the competitiveness, like this, the actions promoted by
the companies became drifted and best controlled by these tools.
However, certain actions possess high degree of difficulty in the moment
of their measure, because the traditional systems of administration worry
too much about short term financial results, being unable to find out if a
company social action contributes or not to the improvement of the result,
in other words, they inform profit or damage precisely, however they fail in
demonstrating why and which actions determine that acting. This work
presents a case about an administration system model that predetermines
the strategic actions of a companies group, taking them to
manage their actions according to their philosophy, however, even
possessing punctuation and classification scales, it fails in the moment of
demonstrating to the administrators the results obtained with its effective
use. Through a case study in one of the companies that uses the system,
it is observed that the system, when integrated into the strategic
administration system, denominated Balanced Scorecard, it becomes a
quite wide and reliable managerial tool, because one determines the
objectives of short and long period, financial and not financial actions, and
the other measures the strategy and the result of these actions. It is
concluded then, that the Balanced Scorecard use supplies the needs of
companies acting measure, which possess a defined administration
system, seeing its characteristic of analyzing financial and not financial
actions, and the administration system facilitates the attainment of BSC,
because it pre-determines in its pulp the objectives that orientate the
process of acting evaluation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Engenharia de produção | por |
dc.subject | Administração de empresas | por |
dc.subject | Planejamento estratégico | por |
dc.subject | Desempenho empresarial | por |
dc.subject | Avaliação de desempenho | por |
dc.title | Avaliação de desempenho de concessionárias de máquinas agrícolas: um estudo baseado no balanced scorecard | por |
dc.title.alternative | Acting evaluation of agricultural machines concessionaries: a study based on balanced scorecard | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Atualmente, as organizações encontram-se diante de uma
diversidade de sistemas de gestão, programas de qualidade e inúmeras
soluções que visam sempre aumentar a competitividade, assim sendo, as
ações promovidas pelas empresas passaram a ser planejadas e melhor
controladas por estas ferramentas. No entanto, determinadas ações
possuem elevado grau de dificuldade no momento de serem mensuradas,
pois os sistemas tradicionais de gestão preocupam-se demasiadamente
com resultados financeiros a curto prazo, sendo incapazes de informar se
uma ação social da empresa contribui ou não na melhoria do resultado,
ou seja, informam precisamente lucro ou prejuízo, porém falham em
demonstrar o porquê e quais ações determinaram aquele desempenho.
Este trabalho apresenta um caso em que um modelo de sistema de
gestão pré-determina as ações estratégicas de um grupo de empresas,
levando-as a gerir suas ações conforme sua filosofia, porém, mesmo
possuindo escalas de pontuação e classificação, falha no momento de
demonstrar aos administradores os resultados obtidos com sua efetiva
utilização. Através de um estudo de caso em uma das empresas que
utiliza o sistema, observa-se que o mesmo, quando integrado ao sistema
de gestão estratégica, denominado Balanced Scorecard, torna-se uma
ferramenta gerencial bastante ampla e confiável, pois um determina os
objetivos a curto e longo prazo, ações financeiras e não financeiras e o
outro mensura a estratégia e o resultado destas ações. Conclui-se então
que a utilização do Balanced Scorecard supre as necessidades de
mensuração de desempenho de empresas que possuem um sistema de
gestão definido, tendo em vista sua característica de analisar ações
financeiras e não financeiras, e o sistema de gestão, por sua vez, facilita a
consecução do BSC, pois pré-determina em seu âmago os objetivos que
norteiam o processo de avaliação de desempenho. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ilha, Adayr da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5596304978569406 | por |
dc.contributor.referee1 | Bonilha, Uacauan | |
dc.contributor.referee2 | Lameira, Leocadio Jose Correia Ribas | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9321638766972601 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |