Formação de professores da educação profissional e tecnológica: a inclusão de pessoas com deficiência
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Data
2022-10-03Primeiro membro da banca
Castro, Sabrina Fernandes de
Segundo membro da banca
Brancher, Vantoir Roberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho intitulado “Formação de Professores da Educação Profissional e
Tecnológica: A inclusão de Pessoas com Deficiência” insere-se na linha de
pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. A
pesquisa desenvolveu-se a partir da indagação de “Como um curso na
modalidade SPOC (Small Open Online Course) pode contribuir para a formação
de professores da Educação Profissional e Tecnológica na inclusão de PcD?”. O
projeto teve como objetivo geral avaliar as potencialidades e desafios da
formação de professores para a prática inclusiva na Educação Profissional e
Tecnológica por meio de um curso online na modalidade SPOC. Os recursos
metodológicos utilizados para esta pesquisa baseiam-se na Design Based
Research (DBR), a qual se propõe identificar saber e necessidades formativas
docentes para inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) em cursos técnicos
profissionalizantes. Os dados foram analisados com base na Análise de
Conteúdo de Bardin e também a partir da implementação de um curso formativo
voltado à formação docente para inclusão dos alunos com deficiência nos
espaços da EPT.
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