A infância nas redes sociais: reflexões pedagógicas necessárias a partir de mídias sociais
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Data
2020-06-09Autor
Cassenote, Stéphani da Silva
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O seguinte trabalho busca como objetivo, investigar de que maneira a mídia/ internet em
especial as redes sociais vem interferindo no modo como as crianças brincam e interagem.
Como critério utilizado para realizar esta pesquisa buscou-se apresentar situações, que mostram
reforçando e produzindo a exposição de crianças na internet. Segundo a lei Nº 8.069, DE 13
DE JULHO DE 1990 do estatuto da criança e do adolescente (ECA) Art. 2º Considera-se
criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente
aquela entre doze e dezoito anos de idade. Para Vygotsky (2007), a criança ao nascer já está
imersa em um contexto social, e a brincadeira se torna importante para ela justamente na
apropriação do mundo, na internalização dos conceitos desse ambiente externo a ela. O estudo
também evidenciou que as crianças ficam cada vez mais próximas de todas as características
pertinentes ao mundo adulto, como por exemplo em relação a visão de visão sobre seus corpos
como também a busca incessante pela moda neste sentido o que nos traz enfatizando o papel
das mídias e do consumismo. Todo esse processo em que está envolvida a criança compõe o
processo formativo da identidade da mesma que acabará por ser um adulto com a necessidade
de continuar consumindo para acompanhar as tendências. Conclui-se a necessidade do ato de
brincar é uma forma de diálogo com o mundo, é uma maneira pela qual há aquisição de
conhecimento, em que a criança se expressa pelo movimento, se forma um ser autônomo e
criativo. O brincar por brincar sem propósitos, sem outra intenção que não seja o do próprio
brincar.
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