dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Cassenote, Stéphani da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:37:59Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:37:59Z | |
dc.date.issued | 2020-06-09 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26888 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Redes Sociais | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.title | A infância nas redes sociais: reflexões pedagógicas necessárias a partir de mídias sociais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O seguinte trabalho busca como objetivo, investigar de que maneira a mídia/ internet em
especial as redes sociais vem interferindo no modo como as crianças brincam e interagem.
Como critério utilizado para realizar esta pesquisa buscou-se apresentar situações, que mostram
reforçando e produzindo a exposição de crianças na internet. Segundo a lei Nº 8.069, DE 13
DE JULHO DE 1990 do estatuto da criança e do adolescente (ECA) Art. 2º Considera-se
criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente
aquela entre doze e dezoito anos de idade. Para Vygotsky (2007), a criança ao nascer já está
imersa em um contexto social, e a brincadeira se torna importante para ela justamente na
apropriação do mundo, na internalização dos conceitos desse ambiente externo a ela. O estudo
também evidenciou que as crianças ficam cada vez mais próximas de todas as características
pertinentes ao mundo adulto, como por exemplo em relação a visão de visão sobre seus corpos
como também a busca incessante pela moda neste sentido o que nos traz enfatizando o papel
das mídias e do consumismo. Todo esse processo em que está envolvida a criança compõe o
processo formativo da identidade da mesma que acabará por ser um adulto com a necessidade
de continuar consumindo para acompanhar as tendências. Conclui-se a necessidade do ato de
brincar é uma forma de diálogo com o mundo, é uma maneira pela qual há aquisição de
conhecimento, em que a criança se expressa pelo movimento, se forma um ser autônomo e
criativo. O brincar por brincar sem propósitos, sem outra intenção que não seja o do próprio
brincar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |