A gestão pedagógica em turmas multi-idades na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-11Autor
Santos, Grazielle Márcia dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia aborda a temática das turmas
multi-idades, as quais são compostas por crianças de faixa etária heterogênea. O
objetivo central foi pesquisar a gestão pedagógica no contexto das turmas multi idades na Educação Infantil. O referencial teórico que norteou a proposta foi Flick
(2008); Fernandes (2015); Guimarães (2005); Lopes (2005); Nóvoa (1997); Pereira
(2018); Prado (2007-2012-2016); Rosário (2014); Tardif (2007); Vygotsky (1987);
Werle e Ahmad (2011). A metodologia que subsidiou essa pesquisa foi a abordagem
qualitativa, com uma pesquisa de campo na Unidade de Educação Infantil Ipê
Amarelo. Para a investigação desse cenário foi utilizado como instrumento
metodológico o questionário por e-mail, o qual foi respondido pela amostragem dos
sujeitos da escola e a análise dos dados foi por meio da triangulação metodológica. A
triangulação metodológica proporcionou a construção de três categorias dos
resultados da pesquisa: desafios da formação do professor voltados a sua prática
pedagógica, nesse eixo percebe-se a importância da formação profissional e dos
saberes docentes na gestão pedagógica; as especificidades de cada criança na
construção da perspectiva/espaço multietário, nesse pilar o protagonismo da criança
destaca-se na gestão compartilhada das turmas; e os momentos de partilha das
experiências, nessa categoria compreende-se a relevância das interações
profissionais para a excelência da gestão das turmas multietárias. Por fim, percebe se que a gestão pedagógica realizada pela unidade e pela docente em regime
compartilhado com as crianças, contribui para o desenvolvimento integral das
crianças.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: