Efeitos no consumo de combustível e emissão de poluentes pelo uso de altitude variável durante o voo de cruzeiro
Resumo
O aumento do tráfego aéreo, em especial dos voos de baixo custo, em conjunto com o
aumento do preço do petróleo e a crescente preocupação com o meio ambiente, fazem
com que o setor aeronáutico procure cada vez mais por formas de reduzir o consumo de
combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes. Neste trabalho é estabelecida
a base teórica necessária para a modelagem do voo de cruzeiro, de forma a permitir
a implementação de rotinas de simulação para voos no regime Step-Climb e no regime
Cruise-Climb. Os modelos aerodinâmico e propulsivo são determinados e validados. Após
a realização das simulações, apresentam-se e discutem-se os resultados, avaliando a eficácia
do método de altitude variável na redução do consumo e da emissão de poluentes.
Os resultados encontrados não são conclusivos, com pequenas diferenças no consumo
entre as simulações no regime Step-Climb e Cruise-Climb. Por fim, apresentam-se sugestões
para obtenção dos resultados desejados e para trabalhos futuros.
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