Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, André Luís da
dc.creatorMusskopf, Nícolas Winckler
dc.date.accessioned2022-11-16T18:40:45Z
dc.date.available2022-11-16T18:40:45Z
dc.date.issued2020-09-18
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationMUSSKOPF, N. W. Efeitos no consumo de combustível e emissão de poluentes pelo uso de altitude variável durante o voo de cruzeiro. 2020. 85 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26907
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2020.por
dc.description.abstractThe growth in air traffic, especially on low-cost flight, combined with the increase in oil prices and the growing concern with environmental impacts, increase the aeronautical sector research for ways to reduce fuel consumption and, consequently, the emission of air pollutants. In this dissertation the theoretical basis necessary to the modelling of the cruise flight is established, making it possible to implement a step-climb and a cruise-climb simulation routine. The aerodynamic and propulsive models are determined and validated. After the simulation is concluded, the results are presented and discussed, evaluating the cruiseclimb method efficiency on consumption and pollution reduction. The obtained results are inconclusive, with small differences in consumption between Step-Climb and Cruise-Climb simulations. Finally, suggestions to achieve the desired results and for future studies are presented.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVoopor
dc.subjectCruzeiropor
dc.subjectSubidapor
dc.subjectAltitudepor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectPoluentespor
dc.subjectFlighteng
dc.subjectCruiseeng
dc.subjectClimbeng
dc.subjectOptimizationeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectPollutantseng
dc.titleEfeitos no consumo de combustível e emissão de poluentes pelo uso de altitude variável durante o voo de cruzeiropor
dc.title.alternativeEffects on fuel consumption and air pollution emissions by use of cruise climbeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoO aumento do tráfego aéreo, em especial dos voos de baixo custo, em conjunto com o aumento do preço do petróleo e a crescente preocupação com o meio ambiente, fazem com que o setor aeronáutico procure cada vez mais por formas de reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes. Neste trabalho é estabelecida a base teórica necessária para a modelagem do voo de cruzeiro, de forma a permitir a implementação de rotinas de simulação para voos no regime Step-Climb e no regime Cruise-Climb. Os modelos aerodinâmico e propulsivo são determinados e validados. Após a realização das simulações, apresentam-se e discutem-se os resultados, avaliando a eficácia do método de altitude variável na redução do consumo e da emissão de poluentes. Os resultados encontrados não são conclusivos, com pequenas diferenças no consumo entre as simulações no regime Step-Climb e Cruise-Climb. Por fim, apresentam-se sugestões para obtenção dos resultados desejados e para trabalhos futuros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto