dc.contributor.advisor | Silva, André Luís da | |
dc.creator | Musskopf, Nícolas Winckler | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:40:45Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:40:45Z | |
dc.date.issued | 2020-09-18 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | MUSSKOPF, N. W. Efeitos no consumo de combustível e emissão de poluentes pelo uso de altitude variável durante o voo de cruzeiro. 2020. 85 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26907 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | The growth in air traffic, especially on low-cost flight, combined with the increase in oil prices
and the growing concern with environmental impacts, increase the aeronautical sector
research for ways to reduce fuel consumption and, consequently, the emission of air pollutants.
In this dissertation the theoretical basis necessary to the modelling of the cruise flight
is established, making it possible to implement a step-climb and a cruise-climb simulation
routine. The aerodynamic and propulsive models are determined and validated. After the
simulation is concluded, the results are presented and discussed, evaluating the cruiseclimb
method efficiency on consumption and pollution reduction. The obtained results are
inconclusive, with small differences in consumption between Step-Climb and Cruise-Climb
simulations. Finally, suggestions to achieve the desired results and for future studies are
presented. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Voo | por |
dc.subject | Cruzeiro | por |
dc.subject | Subida | por |
dc.subject | Altitude | por |
dc.subject | Otimização | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Poluentes | por |
dc.subject | Flight | eng |
dc.subject | Cruise | eng |
dc.subject | Climb | eng |
dc.subject | Optimization | eng |
dc.subject | Consumption | eng |
dc.subject | Pollutants | eng |
dc.title | Efeitos no consumo de combustível e emissão de poluentes pelo uso de altitude variável durante o voo de cruzeiro | por |
dc.title.alternative | Effects on fuel consumption and air pollution emissions by use of cruise climb | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | O aumento do tráfego aéreo, em especial dos voos de baixo custo, em conjunto com o
aumento do preço do petróleo e a crescente preocupação com o meio ambiente, fazem
com que o setor aeronáutico procure cada vez mais por formas de reduzir o consumo de
combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes. Neste trabalho é estabelecida
a base teórica necessária para a modelagem do voo de cruzeiro, de forma a permitir
a implementação de rotinas de simulação para voos no regime Step-Climb e no regime
Cruise-Climb. Os modelos aerodinâmico e propulsivo são determinados e validados. Após
a realização das simulações, apresentam-se e discutem-se os resultados, avaliando a eficácia
do método de altitude variável na redução do consumo e da emissão de poluentes.
Os resultados encontrados não são conclusivos, com pequenas diferenças no consumo
entre as simulações no regime Step-Climb e Cruise-Climb. Por fim, apresentam-se sugestões
para obtenção dos resultados desejados e para trabalhos futuros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |