Sentidos atribuídos ao ensino e aprendizagem de matemática na formação inicial do curso de Pedagogia
Resumo
Esta pesquisa decorre de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual abarca a
seguinte problematização: Quais os sentidos atribuídos pelos acadêmicos do curso de
Pedagogia referente ao ensino e aprendizagem da matemática? A investigação, cujo
objetivo principal se pautou em identificar os sentidos atribuídos pelos alunos do curso
de Pedagogia/UFSM diurno à matemática, teve como sujeitos vinte e um acadêmicos do
referido curso que já tinham cursado as disciplinas de Educação Matemática A e B. A
investigação teve como pressupostos a Teoria Histórico-Cultural (THC), amparada em
Vigotsky, e a Teoria da Atividade (TA), concebida por Leontiev. Seu desenvolvimento
ocorreu por intermédio da organização de um questionário eletrônico, aplicado no
segundo semestre do ano de 2021, em que se utilizou a ferramenta do Google Forms para
a sua elaboração. O emprego do questionário para a produção dos dados sucedeu em razão
do decurso de uma conjuntura pandêmica, resultante do surgimento da Covid-19 durante
o ano de 2020, que determinou o isolamento social, dificultando encontros presenciais.
Por meio da sistematização dos dados que obtivemos através do questionário, destacamos
3 eixos de análise, quais sejam: percursos, memórias e sentidos atribuídos do processo
escolar à escolha do ser/torna-se pedagogo(a); experiências vividas com e sobre a
matemática ao longo da Educação Básica e Ensino Superior; percepções e sentidos sobre
o ensino e a aprendizagem da matemática atribuídos pelos futuros professores que
ensinarão matemática. Como resultados da pesquisa foi possível identificar que o modo
como o professor que ensina matemática concebe a organização de ensino e os vínculos
que estabelece com seus alunos influência de maneira significativa a determinação de
sentidos e de aproximação ou de distanciamento com a matemática.
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