Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoesler Luersen Vieira Lopes, Anemari
dc.creatorKaspary Zwirtes, Andresa
dc.date.accessioned2022-11-16T18:45:05Z
dc.date.available2022-11-16T18:45:05Z
dc.date.issued2022-08-11
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26916
dc.description.abstractThe present research comes from an undergraduate thesis, which contemplates the following question: What are the meanings attributed by the academics of the Pedagogy course regarding the teaching and learning of mathematics?The study, whose objective is to identify the meanings attributed to math by the students of the daily course of Pedagogy/UFSM, has as its target twenty one academics of the referred course, who have already attended the disciplines of Mathematic Education A and B. With that, the research was based on the Cultural-Historical Theory, supported by Vigostsky, and the Activity Theory, conceived by Leontiev. The research was developed through an online questionary and applied in the second emester of 2021; the platform Google Forms was utilized for its elaboration. The use of the questionary on data production is justified by the occurrence of a pandemic caused by COVID-19 in 2020, which led to the need for social distancing, thus preventing meetings in person. The systematization of the data obtained on the questionary led to the emphasis on three axes of analysis, thus being the following: the path, memories, and meanings given from the schooling process until the choice of becoming an educator; lived experiences with and about mathematics through Basic Education and University Education; and the perceptions and meanings about the teaching and learning of mathematics given by the future teachers that will teach ath. As a result of the research, it was possible to identify that the way in which the teacher who teaches mathematics conceives the teaching organization and the bonds that he establishes with his students with his students influences significantly so that they determine the determination of meanings and approximation or distance with mathematics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectSentidospor
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectTeoria da Atividadepor
dc.titleSentidos atribuídos ao ensino e aprendizagem de matemática na formação inicial do curso de Pedagogiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa decorre de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual abarca a seguinte problematização: Quais os sentidos atribuídos pelos acadêmicos do curso de Pedagogia referente ao ensino e aprendizagem da matemática? A investigação, cujo objetivo principal se pautou em identificar os sentidos atribuídos pelos alunos do curso de Pedagogia/UFSM diurno à matemática, teve como sujeitos vinte e um acadêmicos do referido curso que já tinham cursado as disciplinas de Educação Matemática A e B. A investigação teve como pressupostos a Teoria Histórico-Cultural (THC), amparada em Vigotsky, e a Teoria da Atividade (TA), concebida por Leontiev. Seu desenvolvimento ocorreu por intermédio da organização de um questionário eletrônico, aplicado no segundo semestre do ano de 2021, em que se utilizou a ferramenta do Google Forms para a sua elaboração. O emprego do questionário para a produção dos dados sucedeu em razão do decurso de uma conjuntura pandêmica, resultante do surgimento da Covid-19 durante o ano de 2020, que determinou o isolamento social, dificultando encontros presenciais. Por meio da sistematização dos dados que obtivemos através do questionário, destacamos 3 eixos de análise, quais sejam: percursos, memórias e sentidos atribuídos do processo escolar à escolha do ser/torna-se pedagogo(a); experiências vividas com e sobre a matemática ao longo da Educação Básica e Ensino Superior; percepções e sentidos sobre o ensino e a aprendizagem da matemática atribuídos pelos futuros professores que ensinarão matemática. Como resultados da pesquisa foi possível identificar que o modo como o professor que ensina matemática concebe a organização de ensino e os vínculos que estabelece com seus alunos influência de maneira significativa a determinação de sentidos e de aproximação ou de distanciamento com a matemática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto