A biofilia na educação com crianças: uma pesquisa narrativa decolonial
Resumo
Este trabalho versa sobre a temática da biofilia e tem por objetivo compreender as
significações da natureza construídas pelas crianças no contexto de uma proposta
pedagógica. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo narrativa, realizada em
2021, no estágio obrigatório Curricular do Curso de Pedagogia com as crianças de
uma turma de 5° ano de uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. O
referencial teórico está organizado com base em autores/as como Daniel
Munduruku (2009), Léa Tiriba (2010, 2018), Richard Louv (2016), Vera Candau
(2010), Catherine Walsh (2013, 2018), Paulo Freire (1994, 1996, 2013, 2015), entre
outros. Os resultados desta pesquisa consistem nas narrativas produzidas pelas
crianças durante o processo escolar e traz uma proposta de educação biofílica, de
cuidado e preservação coletiva da natureza. Espera-se com esta pesquisa que as
narrativas das crianças assim como dos autores indígenas possam permear a
construção de uma educação com as crianças, no qual a decolonialidade dos
saberes passa a significar um movimento de resistência às formas de opressão e
subjugação no atual estágio do capitalismo.
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