A biofilia na educação com crianças: uma pesquisa narrativa decolonial
dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Borges Lemes, Mariana | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:45:16Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:45:16Z | |
dc.date.issued | 2022-01-25 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26917 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Biofilia | por |
dc.subject | Educação com crianças | por |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Pedagogia decolonial | por |
dc.title | A biofilia na educação com crianças: uma pesquisa narrativa decolonial | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho versa sobre a temática da biofilia e tem por objetivo compreender as significações da natureza construídas pelas crianças no contexto de uma proposta pedagógica. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo narrativa, realizada em 2021, no estágio obrigatório Curricular do Curso de Pedagogia com as crianças de uma turma de 5° ano de uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. O referencial teórico está organizado com base em autores/as como Daniel Munduruku (2009), Léa Tiriba (2010, 2018), Richard Louv (2016), Vera Candau (2010), Catherine Walsh (2013, 2018), Paulo Freire (1994, 1996, 2013, 2015), entre outros. Os resultados desta pesquisa consistem nas narrativas produzidas pelas crianças durante o processo escolar e traz uma proposta de educação biofílica, de cuidado e preservação coletiva da natureza. Espera-se com esta pesquisa que as narrativas das crianças assim como dos autores indígenas possam permear a construção de uma educação com as crianças, no qual a decolonialidade dos saberes passa a significar um movimento de resistência às formas de opressão e subjugação no atual estágio do capitalismo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
-
TCC Pedagogia - Diurno [51]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Diurno