Indicadores de desempenho para rede de franquias em expansão: uma pesquisa-ação em uma empresa de delivery online
Abstract
A recente notoriedade das startups fomenta-as como relevante objeto de estudo. Uma startup deixa de ser startup, quando o negócio torna-se escalável e rentável. O modelo de expansão por franquias, é muito útil, pois permite a expansão com recursos de terceiros. Esse trabalho apresenta uma pesquisa-ação em uma empresa de delivery online que encontra-se em rápida expansão através de franquias. Busca-se uma maneira sustentável de manter os gestores e colaboradores a par do desempenho e situação de todas as unidades da rede, sem sobrecarregá-los com dados irrelevantes e de forma objetiva para tomar as melhores decisões. Foi realizado um diagnóstico da situação inicial da empresa, revelando que inicialmente a satisfação dos colaboradores com as informações e forma com que eram disponibilizadas era de apenas 62%. Então foram propostos novos indicadores e uma nova forma de discussão e disponibilização dos mesmos. Finalmente, verificou-se que a proposta teve um impacto significativo no trabalho dos colaboradores, uma vez que a satisfação com a nova proposta foi de 88%, aumentando em 16 pontos percentuais em relação à situação inicial. Apesar dos resultados expressivos, foram feitas sugestões para melhoria que poderiam refinar ainda mais a análise de dados para tomada de decisão na empresa.