Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorPozzebon, Bibiana Ennes
dc.date.accessioned2022-11-16T18:45:39Z
dc.date.available2022-11-16T18:45:39Z
dc.date.issued2021-10-10
dc.date.submitted2021-10-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26920
dc.description.abstractThis study was part of the Special Education Course Completion Project - night, which focused on promoting discussions on the theme of AH/SD based on the perceptions of teachers, Special Educators, about students with AH/SD. According to Pérez (2003 ) and Winner (1998) in basic education, whether in higher education, these concepts are loaded with myths that negatively interfere in the treatment of people with AH/SD. That said, among the objectives of the study, we sought to understand the perception of the teachers of the night Special Education course at the Federal University of Santa Maria-UFSM about the subject with high abilities/giftedness. As for the methodological aspects, qualitative research was carried out with an exploratory approach, making use of a case study, with interviews based on a semi-open script. The results show that the teachers, even without initial training for the specific care of subjects with AH/SD, because they are in a favored context, have knowledge about these students, about care strategies and emphasize the importance of the Accessibility Center and the Coordination of Actions Students, centers that provide assistance to the target audience of special education and continuing education courses. At the end of the research, the need for investments in research and extension in the area of AH/SD is reinforced, there is a great commitment from the faculty, and the academic community as a whole for inclusion, but we still have a long way to go.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especial, Altas Habilidades/Superdotação, Professores, Ensino Superior.por
dc.titleA percepção dos professores do curso de Educação Especial sobre as altas habilidades/superdotaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoO presente estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Especial - noturno que teve como foco promover discussões sobre o tema das altas habilidades/superdotação (AH/SD) baseadas nas percepções de professores do curso de Educação Especial sobre o alunado com AH/SD. Dentre os objetivos do estudo, buscou-se compreender a percepção dos professores do curso de Educação Especial noturno da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM sobre o sujeito com altas habilidades/superdotação. Quanto aos aspectos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória, fazendo uso de um estudo de caso, com a realização de entrevistas baseadas em um roteiro semiaberto. Os resultados apontam que as cinco professoras participantes, mesmo não tendo formação inicial para o atendimento específico de sujeitos com AH/SD, por estarem em um contexto favorecido têm conhecimento sobre esse alunado, sobre estratégias de atendimento e ressaltam a importância da Subdivisão de Acessibilidade e da Coordenadoria de Ações Educacionais, centros que realizam atendimentos para o público alvo da Educação Especial e cursos de formação continuada. Ao findar a pesquisa, reforça-se a necessidade de investimentos em pesquisa e extensão na área das AH/SD. Há um grande empenho do corpo docente do curso pesquisado, e comunidade acadêmica como um todo para inclusão, porém ainda há uma longa trajetória pela frente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto