A importância do brincar: reflexões a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil
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Data
2022-08-18Autor
Freitas, Jocelaine Martins de
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O presente trabalho aborda a importância do brincar na educação infantil, constituindo se de uma pesquisa realizada a partir das experiências vivenciadas no Estágio
Supervisionado (observação e regência), desenvolvido na turma do Pré-B, em uma Escola
Municipal de Educação Infantil, realizado no segundo semestre letivo de 2021. O objetivo
foi compreender as possibilidades e os desafios da inclusão de uma criança com
mobilidade reduzida em uma turma de educação infantil, no contexto do retorno ao ensino
presencial, após o isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Para realizar a
pesquisa, que tem natureza qualitativa, foram utilizados como recursos diário de campo
e fotos para registrar as observações da turma. Através das brincadeiras, nas interações
lúdicas, as crianças aprenderam a respeitar as diferenças de cada um. Assim, a brincadeira
possibilitou às crianças serem solidárias, tolerantes e acolhedoras. Brincando juntos,
aprenderam valores, relacionando-se enquanto pessoas diferentes, cada um com suas
potencialidades, aprendendo a respeitarem-se e conviverem. Desse modo, reafirmamos
que nas brincadeiras as crianças desenvolvem-se como pessoas em sua totalidade,
usufruindo da experiência de serem crianças aqui e agora.
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