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dc.contributor.advisorZambon, Luciana Bagolin
dc.creatorFreitas, Jocelaine Martins de
dc.date.accessioned2022-11-16T18:50:41Z
dc.date.available2022-11-16T18:50:41Z
dc.date.issued2022-08-18
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26924
dc.description.abstractThe present work addresses the importance of playing in early childhood education, constituting a research carried out from the experiences lived in the Supervised Internship (observation and conducting), developed in the Pre-B class, in a Municipal School of Early Childhood Education, carried out in the second semester of 2021. The objective was to understand the possibilities and challenges of including a child with reduced mobility in an early childhood education class, in the context of the return to face-to-face education, after social isolation due to the Covid-19 pandemic. To carry out the research, which has a qualitative nature, field diaries and photos were used as resources to record the observations of the class. Through games, in playful interactions, children learned to respect each other's differences. Thus, the game enabled the children to be supportive, tolerant and welcoming. Playing together, they learned values, interacting as different people, each with their potential, learning to respect each other and live together. In this way, we reaffirm that in play, children develop as people in their entirety, enjoying the experience of being children here and now.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEstágio Supervisionadopor
dc.subjectInterações e Brincadeiraspor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.titleA importância do brincar: reflexões a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância do brincar na educação infantil, constituindo se de uma pesquisa realizada a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado (observação e regência), desenvolvido na turma do Pré-B, em uma Escola Municipal de Educação Infantil, realizado no segundo semestre letivo de 2021. O objetivo foi compreender as possibilidades e os desafios da inclusão de uma criança com mobilidade reduzida em uma turma de educação infantil, no contexto do retorno ao ensino presencial, após o isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Para realizar a pesquisa, que tem natureza qualitativa, foram utilizados como recursos diário de campo e fotos para registrar as observações da turma. Através das brincadeiras, nas interações lúdicas, as crianças aprenderam a respeitar as diferenças de cada um. Assim, a brincadeira possibilitou às crianças serem solidárias, tolerantes e acolhedoras. Brincando juntos, aprenderam valores, relacionando-se enquanto pessoas diferentes, cada um com suas potencialidades, aprendendo a respeitarem-se e conviverem. Desse modo, reafirmamos que nas brincadeiras as crianças desenvolvem-se como pessoas em sua totalidade, usufruindo da experiência de serem crianças aqui e agora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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