dc.contributor.advisor | Zambon, Luciana Bagolin | |
dc.creator | Freitas, Jocelaine Martins de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:50:41Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:50:41Z | |
dc.date.issued | 2022-08-18 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26924 | |
dc.description.abstract | The present work addresses the importance of playing in early childhood education,
constituting a research carried out from the experiences lived in the Supervised Internship
(observation and conducting), developed in the Pre-B class, in a Municipal School of
Early Childhood Education, carried out in the second semester of 2021. The objective
was to understand the possibilities and challenges of including a child with reduced
mobility in an early childhood education class, in the context of the return to face-to-face
education, after social isolation due to the Covid-19 pandemic. To carry out the research,
which has a qualitative nature, field diaries and photos were used as resources to record
the observations of the class. Through games, in playful interactions, children learned to
respect each other's differences. Thus, the game enabled the children to be supportive,
tolerant and welcoming. Playing together, they learned values, interacting as different
people, each with their potential, learning to respect each other and live together. In this
way, we reaffirm that in play, children develop as people in their entirety, enjoying the
experience of being children here and now. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Estágio Supervisionado | por |
dc.subject | Interações e Brincadeiras | por |
dc.subject | Inclusão Escolar | por |
dc.title | A importância do brincar: reflexões a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a importância do brincar na educação infantil, constituindo se de uma pesquisa realizada a partir das experiências vivenciadas no Estágio
Supervisionado (observação e regência), desenvolvido na turma do Pré-B, em uma Escola
Municipal de Educação Infantil, realizado no segundo semestre letivo de 2021. O objetivo
foi compreender as possibilidades e os desafios da inclusão de uma criança com
mobilidade reduzida em uma turma de educação infantil, no contexto do retorno ao ensino
presencial, após o isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Para realizar a
pesquisa, que tem natureza qualitativa, foram utilizados como recursos diário de campo
e fotos para registrar as observações da turma. Através das brincadeiras, nas interações
lúdicas, as crianças aprenderam a respeitar as diferenças de cada um. Assim, a brincadeira
possibilitou às crianças serem solidárias, tolerantes e acolhedoras. Brincando juntos,
aprenderam valores, relacionando-se enquanto pessoas diferentes, cada um com suas
potencialidades, aprendendo a respeitarem-se e conviverem. Desse modo, reafirmamos
que nas brincadeiras as crianças desenvolvem-se como pessoas em sua totalidade,
usufruindo da experiência de serem crianças aqui e agora. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |