Relato de experiência: os contos de fadas na Educação Infantil
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao curso de Pedagogia, aborda a
temática dos contos de fadas nas histórias de Cinderela, Branca de Neve e Chapeuzinho
Vermelho e tem por objetivo refletir sobre as relações de gênero presentes em tais contos,
buscando aproximações acerca das possibilidades de exploração na Educação Infantil. Em
relação aos objetivos específicos, o trabalho prioriza caracterizar as representações de gênero
presentes nessas narrativas e expor uma prática realizada no Estágio Supervisionado III na
EMEF Sérgio Lopes. Para tanto, o estudo fundamenta-se sob uma abordagem qualitativa,
utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica aliada a alguns apontamentos referentes à
experiência vivenciada com a turma de Maternal I. O referencial teórico está organizado com
base em autores como Bruno Bettelheim (2020), Diana e Mário Corso (2011) e Guacira Lopes
Louro (1997). A partir desses teóricos, é possível observar a riqueza literária presente nos contos
de fadas, os quais possuem o potencial de transcender os limites do imaginário infantil,
trazendo, cognitivamente, determinados aprendizados mediante os conflitos que as crianças se
deparam. Todavia, é importante destacar que tal literatura apresenta modelos de ser e de estar,
referentes a gênero, que precisam ser ressignificados.
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